Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 9 de abril de 2013

POBRE OU RICO ?

                Pensamento :
( ter a mente pobre é não ter a semente do bem )
    Katia 

                 RICO OU POBRE ?
Uma questão delicada é o fato do homem se posicionar em relação aos bens materiais, ao suado salário mensal. Alguns cidadãos vivem para acumular riquezas de tal forma que sacrificam suas vidas e suas famílias. Outros não têm determinação para os estudos e para o trabalho do qual depende sua dignidade . E quem não assume sua própria vida não tem o respeito de ninguém. Mas é interessante fazer algumas considerações.
Vamos imaginar que um homem pobre esteja feliz porque conseguiu comprar uma camisa social de 150,00 reais. Provavelmente, se antes não economizou, faltará dinheiro para chegar ao final do mês. E esse homem continuará a ser um homem pobre, porque essa é sua atual condição, e ainda, um pobre homem porque não aprendeu a medir, ainda, a consequência de seus atos.
Se um homem abastado gastar a mesma quantia para comprar uma camisa semelhante pouca diferença fará em sua conta corrente.
Por outro lado, o homem pobre pode ser esforçado e manter uma estabilidade. O homem rico pode ser movido por vícios ou ter eventuais tentações e contrair despesas que o deixem inadimplente. E seu padrão de vida sofrerá uma mudança de'' status'' por falta de previsibilidade e bom senso. E se o homem rico, após perder a fortuna acumulada, se dedicar a ser um simples taxista, isso irá desmerecê-lo ? Ao contrário, esse homem estará no caminho certo e provando seu valor. E se acumular sem nada dividir ? Se assim for se tornará um ser solitário e a própria família o deixará de lado, num canto qualquer, de sua rica mansão. E mesmo, se o espírito estiver doente, não terá ânimo para usufruir suas economias de uma vida.
Aqui vale lembrar que se um homem rico diminuir seu nível de exigências, e consequentemente suas horas de trabalho, no caso de ser um empresário, por exemplo, ganhará qualidade de vida e irá recuperar algumas horas de lazer junto aos familiares e seu sorriso o iluminará porque se fará presente por inteiro.
Se o homem pobre partilhar o pouco que tem com um irmão impossibilitado para o trabalho, seu valor se potencializará e a família e amigos o terão como exemplo. Em dado momento, o homem rico e falido, pode estar nas mesmas condições financeiras em que se encontra o homem pobre.
E se isso acontecer qual deles será o mais pobre ?
Acredito que o mais pobre será o que nada deixar aos descendentes para marcar sua trajetória, nenhum exemplo a ser seguido.
A riqueza verdadeira está no amor ao próximo, num viver solidário, na dedicação ao grupo familiar, na seriedade no trabalho que se desempenha e no convívio social tranquilo.
Quem souber espalhar ao redor de si apenas boas ações será lembrado além dessa existência por muitas gerações.
Só as virtudes que cultivarmos não poderão ser roubadas e só elas abrirão caminho para outras trajetórias de outras vidas. 
Mais vale o que pratica o bem, se propõe a ser um voluntário, do que aquele que se isola em sua redoma de vidro, preocupado com a possibilidade de precisar ajudar com alguns vinténs a um amigo. 
Quem se doa e ama o semelhante não morrerá sozinho, terá sempre carinho e o conforto dos familiares.
E se o homem rico continuar enriquecendo às custas do trabalho escravo, ou por praticar atos ilícitos, mais pobre e desprezado irá ficar. Porque aqueles que tomou como amigos, os descobrirá bajuladores e interesseiros, ou seja , uma corja de oportunistas.
Então façamos um exercício mental e façamos o bem a nós mesmos. Depois dessa meditação vamos concluir que precisamos distribuir amor, em primeiro lugar. Só assim a solidão pegará um avião sem destino e sem volta.
E a felicidade poderá chegar no próximo vagão de um trem, sem pressa, para nos devolver risos e flores e a harmonia perdida.
E vamos descobrir que seremos ricos na medida que não abandonarmos nossa essência verdadeira e a consciência de que somos seres portadores da centelha divina e que mesmo esquecendo de Deus ele não nos esquecerá jamais : só precisamos pedir e Ele nos proverá
Mas antes, um simples detalhe : vamos nos lembrar de agradecer pelo ar que respiramos.

                                        Katia Chiappini





3 comentários: