INSPIRAÇÃO OU'' INSIGHT''
A inspiração para escrever poemas, vem do escritor, cuja sensibilidade se prende aos contornos da natureza, aos seres humanos, às dores da alma, aos amores e circunstâncias significativas da vida real ou do imaginário.
A inspiração não se define. Mas ela se aloja nas profundezas da alma.
A criança que vem nos abraçar, o cão que vem abanando o rabinho, o ramalhete de flores que foi entregue, a mão de nossa avó apertando a nossa, o café da manhã que recebemos na cama, o filho acompanhando o pai pelas ruas e não se descuidando por se tratar de um deficiente visual, um elogio da professora, uma performance de nossos filhos no palco da Escola, uma palavra de aconselhamento em nosso pior momento, todas essas manifestações nos emocionam e provocam textos inspirados, porque baseados em sentimentos profundos que são os nossos, em face aos fatos relevantes de nossas vidas e aos gestos aconchegantes das pessoas que mais amamos.
Se o Sol nos acordou com seus raios, se a chuva fina nos brindou com seus pingos, se o neto veio correndo nos dar um abraço, se nosso amor regressou da viagem, se um passarinho pousou em nossa janela, se o carteiro nos sorriu, se o zelador veio nos ajudar com os volumes, se fomos bem recebidos no local de trabalho, tudo isso, toda a realidade que nos cerca, se transforma em inspiração.
Um título de um livro, uma palavra que alguém nos disse para alegrar o dia, uma cena do cotidiano, são fontes de inspiração.
O que importa é a atitude cordial, a sensibilidade, a empatia.
O modo de assimilar os maus momentos e transformá-los em ensinamentos, pode ser a causa de inspirações para dissertar sobre a perseverança, a determinação e força interior.
Certa ocasião, no ônibus, um cidadão conversou comigo.Falou da família, da vontade de fazer um concurso público, do trabalho.
Antes de levantar para descer em sua parada, puxou da mochila uma bengala que estava desmontada e a montou para se apoiar.
Só então percebi que o homem era cego e que lhe fez bem conversar um pouco. Despediu-se de mim e desejou-me um bom dia e boa sorte.
E pensei que eu nem queria conversar com um desconhecido.
Esse fato me fez escrever sobre a cegueira e me fez lembrar das pessoas que se dedicam a acompanhar esses deficientes visuais pelas ruas. E que fazem as compras, os pagamentos e o que for necessário.
A inspiração veio de imediato e parecia que já estava pronta em meu interior, só faltando registrar e publicar. E escrevi um belo texto: simples mas verdadeiro.
Muitos boêmios dos bares da vida costumam fazer versos sobre as mesas dos bares, entre um gole e outro de cachaça.
Esses tem sempre um bloco de anotações e caneta para não perder a inspiração que vem, muitas vezes, dos amores frustrados.
Algumas pessoas preferem escrever sobre as belezas da vida, outras sobre fatos históricos, outras sobre as desgraças e mazelas do ser humano.
Mas a inspiração brota sem tempo e sem hora marcada: apenas brota.
Podemos sonhar com algum fato marcante em nossa vida e desejar escrever sobre ele, mesmo antes de tomar o café da manhã.
O poeta está sempre absorto em seus pensamentos, um pouco aéreo e desligado dos fatos reais. Mas a inspiração e o dom de escrever compensam alguns deslizes de sua vida.
Acredito que Deus presenteou algumas pessoas com o dom da inspiração para ajudar o semelhante com suas mensagens profundas.
Quem sentir esse apelo, busque papel e lápis e comece a fazer seus rascunhos.
Não esqueçam esse material na gaveta da cômoda. Deixem circular esse manancial precioso e transformem os apontamentos em fragmentos de conteúdo intenso e promissor.
Quantas pessoas precisam ler nossas mensagens para que comecem o dia com algum novo propósito? Para que perdoem a si mesmas?
Vamos deixar circular nossa inspiração para que atinja mais e mais pessoas.
Os poemas e mensagens trazem esperança e ânimo para continuar a jornada.
Sejamos nós, escritores leigos, responsáveis por disseminar amizade, amor, confiança, fé e esperança aos semelhantes.
E o sorriso de uma só pessoa em nossa direção será nossa recompensa maior e não mensurável.
KATIA CHIAPPINI
INSPIRAÇÃO!
ResponderExcluir