Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 6 de março de 2019

TEORIA DA SOMBRA

                     TEORIA DA SOMBRA

Sombra vem a ser a parte de nossa personalidade da qual não nos orgulhamos.Trata-se da parte escura de nosso próprio Ego.
É um submundo de nossa psique que contém os sentimentos mais primitivos, os egoísmos mais acelerados, os instintos mais reprimidos, moldando o ''eu escondido'' que a mente consciente rejeita e teima em nos coloca em conflito com nosso próprios valores.
Mas precisamos da sombra para valorizar a luz e descobrir sua existência, através de nossos erros e acertos.
Herdamos esse sentimento das formas inferiores de vida, através da longa evolução da própria história.
Esse é um estudo profundo da psicologia analítica feito por Carl Gustav Jung, sobre a parte animalesca dos seres humanos.
Nietzsche e Freud foram estudiosos dessas teorias da psicanálise.
Sombra é todo o sentimento que tentamos reprimir para formar um Ego, próximo do ideal.
A sombra individual seriam os medos, as angústias, todas as nossas carências, fobias e traumas.
A sombra coletiva é a da multidão enfurecida brigando nos estádios de futebol. Dá-se uma histeria multiplicada e insana.
A sombra do mal seria aquela que leva ao assassinato, à violência contra os negros, aos homossexuais. E que se vale do fanatismo religioso para exterminar seres humanos. É  a predominância da essência do mal sobre a centelha divina que temos como herança de Deus.
Muitas pessoas envolvidas nesses acontecimentos, sabemos que são pessoas tranquilas, individualmente .Não seriam capazes de chutar um ser humano, em seu dia a dia. Nem de matar a ex-companheira.
Quem critica e agride um homossexual, às vezes, é um deles. Mas, não tem coragem de assumir sua realidade.
Quem critica uma pessoa que vive na boemia, gostaria de ficar nos bares noturnos com seus amigos, mas não o faz porque o trabalho não lhe dá esse tempo, ou porque sua mulher não está de acordo com esse comportamento.
Mas, nem sempre nosso lado sombra é ruim. 
Por exemplo, um soldado pode ser um homem bom e caridoso.Mas se estiver em guerra, precisa lutar como exige a ação. E durante as batalhas, precisa reprimir os bons sentimentos e virtudes que possui
Temos que ter consciência de que não podemos colocar nossa sombra sobre alguém, ou alguma coisa, tentando fugir da responsabilidade que é nossa. Esse comportamento acaba por gerar conflitos inevitáveis.
Não podemos renegar a nós mesmos aceitando só nosso lado bom.
Precisamos assimilar nossos conflitos, nossas sombras, buscando uma evolução espiritual que nos permita aceitar nossos defeitos, sem projetá-los nos outros. O que nos leva a julgá-los por nós mesmos. Sentimentos de inveja, raiva, ódio, precisam ser banidos, sob pena de vivermos na escuridão, sem deixar que a luz nos ilumine a alma e o espírito. Sem sequer descobrir que somos centelha divina e que Deus nos quer amando o próximo, como a nós mesmos, com seus defeitos e qualidades, como evoluir?
Para vencer um vício, por exemplo, precisamos enfrentar os desafios que são só nossos. Sabemos que a primeira condição para uma pessoa sair do vício das drogas, é ela própria querer aceitar a ajuda, entender que não é capaz de vencer esse mal sozinha. E essa é uma triste sombra que está ligada ao extermínio da juventude, pois o caminho é um precipício sem volta, em inúmeros casos.
Com nossas vivências chegamos ao equilíbrio e, aos poucos, vamos nos libertando de nossas atitudes sombrias, nunca renegando,mas não deixando que essas nos dominem ou nos deixem à margem da sociedade e de nós mesmos.
Temos todos um conflito existencial que nos faz escolher entre o bem e o mal ,entre o certo e o errado. Um  conflito recorrente que levamos uma vida para descobrir e entender. Pois tudo é relativo e não somos os donos da verdade e nem os juízes do mundo.
É um antagonismo atávico que nos acompanha, desde sempre. 
Nosso lado sombra é passível de controle, mas é um processo dinâmico e que exige, além do saber, uma postura compreensiva de nossa mente, que entre erros e acertos, tenta nos conduzir ao caminho que julgamos ser o melhor para trilhar com dignidade.
Certamente que é um processo difícil e que está a exigir paciência e perseverança.
Mas todo o esforço é válido quando nos conduz ao caminho da verdade.
E viver melhor é buscar viver dentro dos bons princípios que nos norteiam, sem negar nossas circunstâncias e tudo o que compõe nosso consciente e inconsciente.
Nessa busca a palavra ''elaboração''tem um sentido especial que nos leva a refletir como estabilizar os prazeres e desprazeres, bem como, a necessidade de adaptação à realidade exterior. E nesse contexto, desejamos que o resultado final possa ser o produto da experiência que levará ao amadurecimento da alma, nossa guardiã, sentinela de um espírito, por vezes, tão conturbado.  
Ao longo da vida percebemos que complexos emocionais estruturados na mente nos levam a lidar com os conflitos. Por outro lado nos impelem a buscar uma autonomia, através de um entendimento profundo de nós mesmos.
E quanto mais soubermos elaborar e assimilar nossa verdade e lutar por nossa realização, mais entendimento teremos sobre o fato de que, ainda que tenhamos um lado sombrio, estamos nesse mundo para receber a luz e irradiá-la ao nosso redor.
Não somos totalmente Caim, nem totalmente Abel.
Mas, certamente, somos seres imperfeitos em processo de evolução 


                                  KATIA CHIAPPINI

Um comentário: