RIMAS POBRES, RICAS OU RARAS
Lembrando que importante é se expressar de modo que o sentimento colocado no verso, transmita emoções, nem sempre o poeta se utiliza das rimas. É o livre arbítrio que vai definir ao escritor se lhe convém ou não fazer uso delas.
Há declamadores expressivos que não utilizam versos rimados, mas vão falando e se expressando com propriedade e interpretação fascinantes, que até esquecemos que não há rima, e sim, ideias encadeadas percorrendo o conteúdo desejado e sutilmente exposto, sem grandes alaridos, nem voz estridente, ou forçada. E nem gestos escandalosos, desnecessários ao declamador que se preocupa em transmitir sentimentos e não apenas técnica.
Outros poetas, se reportam à literatura universal de outras eras. E sentem-se mais seguros compondo versos rimados, pois esses, dão um ritmo e uma sequência que parece enriquecer o pensamento, a palavra escrita. Ritmo, rima, métrica e sequência lógica,são como a moldura de uma obra de arte, emoldurando e dando o devido acabamento à obra.
As rimas podem ser pobres, ricas ou raras.Essa última se denomina rima preciosa, como se fosse um tesouro linguístico.
As rimas pobres se caracterizam por se apresentarem percorrendo uma mesma categoria gramatical. Então, se revelam quando um substantivo rima com outro substantivo, quando dois adjetivos ou dois verbos se deixam rimar.
As rimas ricas se caracterizam por se apresentarem entre uma categoria gramatical e outra diversa. Então, se revelam quando um substantivo rima com um verbo, quando um substantivo rima com um adjetivo, quando um adjetivo rima com um substantivo, quando um substantivo rima com um advérbio.
Essas rimas são chamadas de ricas porque as combinações contém mais beleza e não são tão comuns.
Na rima pobre, podemos rimar amor com dor, emoção com coração, amizade com verdade.Perceba que as palavras são todas substantivos e se apresentam sem originalidade,sem lapidação.
Na rima rica, podemos rimar estrela com vê-la, sendo a primeira palavra um substantivo e a segunda uma forma verbal e pronominal do verbo ver. Assim temos a rima da palavra amigo com contigo.Uma delas é substantivo e a outra é um pronome pessoal.
Ainda ,se eu disser: aquela mulher desconhecida , dizem que tirou a própria vida, estarei rimando um adjetivo com um substantivo.
A rima rica requer uma busca mais cuidadosa, um autor mais preocupado em fugir da rima comum, para valorizar o poema.
Outro exemplo: não há machado que corte, a beleza daquele porte.
Rima preciosa, ou rima rara, ou ainda, rima artificial, é aquela que combina palavras de terminação incomum.de sons raros, personalizados.
Se eu falar: aquele corpo que depois de morto, apodrece
E que se retorce ,se encolhe em forma de ''s'' ( a letra s ), estarei procurando uma rima rara.
Outro exemplo: um dia um cisne morrerá e talvez a água se tisne.
Ou ainda: essa é a história de uma múmia
Lê para mim ,mas resume-a.
Entre os poetas, podemos citar Olavo Bilac, denominado ''Príncipe dos Poetas'', sendo o mais popular ´poeta parnasiano e o autor mais lido em sua época. Foi um poeta lírico e um sonetista. Nos seus versos descobrimos as rimas ricas. Em sua obra, Via Láctea, verifica-se uma evolução da objetividade parnasiana para uma postura mais intimista e subjetiva.
Quando o poema se desenvolve mais livremente, sem rimas, é chamado de poema livre ou poema solto ou de poema com rima branca.São versos que não rimam com nenhum outro verso.
Nesse caso você pode rimar por acidente,em um ou outro momento do texto, talvez rimar a palavra do meio da frase com o final da mesma. Pode misturar frases com rima e sem rima ,de modo totalmente informal.
Esse estilo se notabilizou, ao longo dos anos, colhendo muitos adeptos. Esse é um estilo mais despojado e descompromissado com os padrões clássicos, com as regras e parâmetros rígidos.
Se o seu tema ( escolhido ) não quer rimar com poema, deixe-o solto para buscar seu sentido individualizado. Espalhe-se e exerça sua liberdade de expressão sem regras fixas, sem parâmetros pré- estabelecidos e seja o poeta que se manifesta, seja como for, quando for, onde for.
E, se nesse interstício, houver um envolvimento amoroso, seja com quem for.
KATIA CHIAPPINI
Rimas!
ResponderExcluir