Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 17 de março de 2014

INSPIRAÇÃO!

                        A INSPIRAÇÃO!

Inspiração é um conceito que ultrapassa a própria definição.
Quando a alma se inspira empresta para si a beleza das pétalas de rosa.
Inspiração é ficar sorrindo, com as vestes mais simples, ao embalar o filho e cantando para ele dormir.
É um sentimento que se volta para o semelhante, que se compartilha para, só assim, ser beneficiário dele.
Lindas paisagens inspiram lindos romances e fortes emoções. Preservar a natureza é se inspirar na obra divina que a fez para desfrutarmos de todas as suas riquezas e formosuras. Quem já não se inspirou no canto dos pássaros, na visão da lua ou nas estrelas, para fazer uma serenata ao seu amado?
Cada pequeno gesto de sutileza pode ser fruto de inspiração.
Minha vovó adorava doces de confeitaria e eu sempre os levava para ela, quando ia à Livramento. Sua dedicação aos netos me inspirava esse gesto: uma justa retribuição.
Minha tia bebê queria tocar acordeon. Então dei aquele estímulo que faltava e fomos juntas escolher um lindo instrumento.
Depois me inspirei com essa vontade dela em aprender e comecei a dar as primeiras aulas para minha tia.
Logo comprei o meu acordeon para tocarmos juntas, ao final da tarde,na estância abençoada: um paraíso incrustado na fronteira com o Uruguai.
Não conseguiríamos interpretar, devidamente, a intenção do autor de Mona Lisa e nem o tamanho de sua inspiração.
Só sabemos que Da Vinci ultrapassou a si mesmo em genialidade.
A inspiração persegue os mais sensíveis, criativos, de vida interior mais profunda, de uma necessidade de solidão.
A introspecção faz parte da criatividade artística.
O voluntariado em asilos e orfanatos é uma obra meritória e que põe em prática a inspiração, porque busca uma forma de fazer   mais felizes esses seres, de alguma forma, desgarrados.
A inspiração pode estar vinculada a uma empresa, uma indústria, a uma fábrica, desde que se proponha a melhorar as condições de vida do trabalhador e encontrar um modo de tornar o trabalho menos árido ou causticante.
A inspiração torna a vida mais leve, com mais sentido. Alimenta sonhos e fantasias, cria momentos de lazer, de convívio familiar, de integração entre patrões e empregados.
É ela que se faz presente nas vitrines de natal, nos bonecos de neve que encantam as crianças,  bem como num jantar especial, num encontro amoroso. 
E os músicos ? Quanta inspiração demonstram em seu som?
Quantas são as composições melódicas inseridas em cenas de filmes, em momentos de intimidade, em peças de teatro e quantas deram vida aos poemas?
Conseguimos saber se a cena de um filme é de romance ou de terror, ou se é uma cena lúdica, só tentando ouvir a música que já antecipa o momento. Ou seja, nossa percepção da música tenta se unir a do autor inspirado na circunstância que deve sonorizar.
Andar à cavalo, passear pelos trigais em movimento, montar o Ferrorama do neto, colher uvas, regar um jardim, jogar pedrinhas no rio, pular amarelinha na calçada, mexer o tacho de doce de figo sobre o fogo de chão, colher conchas e mariscos, fazer a fogueira do acampamento, todos esses gestos, são feitos com desvelo e inspiração.
Tricotar uma manta para a vovó e uma colcha de panos, empalhar cadeira, brincar de montar o quebra-cabeça, jogar xadrez com o vovô, fazer palavras cruzadas, tocar um instrumento aos finais da tarde, ler uma página de um livro, meditar e fazer as orações, todos esses gestos alimentam o espírito na medida que o beneficiam e muitos deles se comunicam com o semelhante e são provas de amor e amizade.
Enfim, pratique a sua inspiração, como um exercício de cidadania, além de se permitir adquirir uma tranquilidade que traz a paz de espírito.
E, lembrem-se,'' Inspirações'' é o nome do blog de uma dama feliz.
E mais feliz será se puder contar com seus leitores de carteirinha, devidamente habilitados para  serem sentinelas desses textos que posta com carinho ímpar...
Que todos se gratifiquem com momentos de inspiração após os de transpiração. 
A própria vida é a inspiração maior: saiba vivê-la.



KATIA CHIAPPINI

                                                                                                                                                                                                          







2 comentários: