PRAIA DE MAR!
Eu amo o mar porque faz parte de minha infância, assim como meus pais e irmão.
De manhã costumava caminhar pelo calçadão, voltar para tomar café e depois ir para a praia.
Sempre observei os casais mais velhos andando de braço dado, sendo um, o apoio do outro. E aquele carinho, lindo de ver, assim como o sorriso suave no rosto enrugado.
As crianças brincando de fazer castelos na areia, pulando na água e comendo milho verde, vendido nas bancas à beira mar. Até hoje vemos os carrinhos cheios de vestidos de rendas do nordeste, redes artesanais, roupas de praia, cobertores, trilhos de mesa.
Sob um sol escaldante se vislumbra todo o tipo de comércio, desde os pastéis com recheios diversos até correntes, pulseiras, brincos, relógios.
Há os que jogam Tênis de praia, Futebol, Volei .São pais e filhos brincando na areia, adolescentes surfando, barcos desfilando.
A natureza tudo vê e se esforça para irradiar sua beleza. Os cômoros de areia servem para as crianças se rolarem e brincarem de pegar .As vezes, um avião cruza o céu e parece descer um pouco para observar a praia
Os papais e mamães pedem uma caipirinha, um suco natural acompanhado de salgadinhos, batatas fritas, empadas. E ficam na praia desfrutando o merecido descanso. As famílias se reúnem para um churrasco e as casas de praia ficam bem movimentadas.
À noite as luzes convidam para um lanche no restaurante e a música preenche o ambiente e fica até de madrugada soando ao longe.
Mas o mar dá o toque principal na praia. Reina absoluto em todo o seu esplendor As águas trazem as ondas gigantes, o mar se agita, as águas límpidas deixam refletir o sol. E o banho de mar faz bem à saúde e traz uma alegria que se observa, sem tempo para terminar. Os adultos viram criança ao lado dos seus filhos. A visão do sol.ao entardecer, no mar, é um espetáculo deslumbrante. As rochas imponentes fazem a moldura. Os pescadores começam a surgir às 6 horas da tarde e fazem uma fila com seus instrumentos de pescaria, cadeiras, gêneros alimentícios. Isso porque não sabem quantas horas serão necessárias para fazer uma boa colheita.
Um barco singra o mar. É o barco de turismo que se desloca para as ilhas e onde se vê variedade de peixes, golfinhos, o lobo marinho.
Cedo da manhã, as garças passeiam na beira do mar e alguns pinguins que costumam aparecer, durante o verão, fazem a festa da gurizada. Para os jovens há o encontro na balada ou na beira da praia, onde o som dos carros ecoa ao longe e a turma fica conversando e tomando cerveja até o amanhecer.
O barulho do mar é constante mas não cansa. E pode se observar toda a amplidão das águas que parecem encontrar o céu nesse momento feliz.
A população do veraneio parece ser mais cordial, menos exigente e pronta para aproveitar toda a paisagem. As amigas se reúnem para tomar o chá da tarde e conversam descontraídas. Trocam telefone e prometem não se ausentar,umas das outras, na cidade.
O contato com a água do mar, o mergulho e poder plainar sobre as ondas é encantador. Pegar jacaré, como diz a criançada, é possível com aquelas pranchas que trazem até a areia.
O mar convida ao lazer. Tem seus encantos mas é perigoso. Quando a maré está alta criam-se buracos, sendo preciso ter cuidado. O salva-vidas está atento e entra mar a dentro quando se faz necessário e, graças a ele, muitos são resgatados com vida.
As crianças pegam seus baldes e colhem conchas, mariscos, peixes. Brincam e depois os devolvem ao mar.
Todos os verões costumo desfrutar dos encantos da praia de Torres onde a beleza natural chama atenção.
A praia recebe os argentinos e uruguaios e já tem uma estrutura adequada para atender a demanda. E recebe pessoas de todos os Estados do Brasil.
E o fato de receber mais pessoas aos finais de semana torna a vida proveitosa e se comunicam as boas energias. Esse exercício de solidariedade só faz aumentar o convívio com parentes e amigos.
E esses são os momentos que vamos lembrar pela vida a fora.
O mar é o cenário perfeito para passear de mãos dadas, viver um sonho de amor.
Os casais se aproximam e tudo leva a crer que se comunicam com mais frequência e aproveitam para sair com outros casais de jovens.
E o mar, altaneiro, ninguém perturba. Ele é a visão perfeita da criação e sua soberania jamais será ultrapassada.
E muitos amores aquelas águas guardam. E já contaram para a areia, para a lua e as estrelas.
E, quem sabe, os passarinhos também possam contar histórias de amor. E um casal de namorados possa se balançar na rede, tendo a vista do mar a sua frente.
Quero viver um tempo de minha vida na praia de mar. Vou ouvir o barulho das ondas, ver o balanço das árvores, varrer as folhas caídas e relembrar meus sonhos mais aconchegantes.
Vou viver com mais alegria, chorar uma lágrima sentida e depois pedir para o vento secar meu rosto.
E, a cada novo ano, quando eu for para a praia, vou levar comigo a lembrança de um velejador que conheci e que se esqueceu de voltar.
KATIA CHIAPPINI
--E-MAIL: KATIA_FACHINELLO42@HOTMAIL.COM
AMO O MAR!
ResponderExcluirO VELEJADOR ESTÁ AQUIIIIIIIII, GATONA !!!!!!!!
ResponderExcluirQUERO VER COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS PARA ACREDITAR...
ResponderExcluirSE EU TIVER ESSE PRAZER, OS CÉUS VÃO PERCEBER E CHAMAR MAIS ESTRELAS PARA NOS CONTEMPLAR!