PROFESSOR!
Nesse dia 15 de outubro, desejo, caro professor, que tua missão não esmoreça. Desejo que tua luz brilhe apesar do descaso dos governantes que há muito esqueceram de seus alfabetizadores.
Sei que os percalços são inúmeros. A valorização está aquém do esperado. As dificuldade enfrentadas quase desmotivam o teu empenho pela educação. Só que tua força move montanhas, escala qualquer dificuldade. E teu aluno te quer muito bem.
O teu papel na sociedade é insubstituível e teu valor inestimável.
Existem crianças precisando que exerças o papel de segunda mãe, crianças quase abandonadas em sua comunidade e expostas ao perigo e que confiam em ti, professora. Crianças que fazem a única refeição na hora da merenda escolar. Crianças que te abraçam pedindo um pouco de conforto e querendo ouvir palavras que só tu, com esse carinho especial, que não se mede, podes pronunciar.
Quantas vezes planejaste fazer aquela atualização em tua área? Mas de que maneira? Mesmo que custeasses o curso, ficarias com faltas na escola, porque não te permitiriam esse tempo. Ou seja, o sistema não convida o seu professor e não o estimula a progredir. As verbas da educação se diluem e não contemplam as necessidades básicas dos professores.
É preciso ser uma estrela com brilho próprio para não se deixar atemorizar pelas dificuldades e se manter de cabeça erguida.
O professor é a extensão dos lares e complementa a formação e a informação específica. Ele estimula o aluno a seguir em frente para encontrar o seu lugar.
Não raro, o professor ensina, no turno inverso ,sem remuneração alguma, alguns conteúdos de matemática, por exemplo, para alunos que não atingiram a média desejada. E o faz com prazer porque a única recompensa que deseja, é ver o aluno recuperado.
O professor também tem o seu lar para cuidar. Mas quando está na escola, se dedica integralmente aos alunos e permanece atento aos problemas da turma. Principalmente nas séries iniciais, o professor circula pelas classes e orienta os alunos, dirime as dúvidas dos exercícios e verifica se todos estão realizando suas tarefas.
Esse dia do professor é bem mais do que um simples dia, é bem mais do que uma homenagem. Nada paga o trabalho de um professor que ainda carrega cadernos para corrigir em casa, depois que os seus filhos dormem. E avança a madrugada fazendo planos de aula, exercícios, lâminas . E se preocupa em consultar mais dados no computador para elucidar as aulas.
O professor é um herói em nossos dias. Mas, as vezes, é tratado como bandido. Isso porque alguns pais despreparados, dão razão aos filhos quando se queixam do professor, ao invés de ir à escola conversar e ouvir o outro lado dos fatos.
A permissividade de nossos dias leva a comportamentos indignos por parte dos pais relapsos que não frequentam as reuniões de entrega de boletins e depois nada sabem sobre as atitudes de seus filhos na escola:da indisciplina, da revolta. E isso ocorre quando os lares são desestruturados e sem regras a cumprir. Nesse caso, os pais apoiam os filhos e esses destratam seus professores.
É lamentável que os Conselhos de Classe e a própria Secretaria de Educação tenham perdido seu poder de mando e estejam todos combinados para aprovar os alunos de qualquer forma, sem que tenham atingido o desenvolvimento programado para a série seguinte.
Mas ,caríssimo professor, muitos de teus alunos não te esqueceram.
Soubeste ser exemplo de dedicação, amizade, saber e entusiasmo.
Muitos homens de sucesso em suas profissões devem a ti o estudo e o conselho que nunca negaste e que tua sabedoria te permitiu dar.
Então, entre pedregulhos e cascalhos, foste como um diamante em nossas vidas:um tesouro que encontramos nessa caminhada. E nos encontraste pedras brutas que tiveste que lapidar com o teu saber e bondade.
Agradecemos a todos os professores tanto amor!
Queremos homenagear a todos e dizer que estão em nossas melhores lembranças.
Queremos desejar um voo sempre mais longínquo para difundir todos os valores que nos tornarão verdadeiros e determinados a prosseguir na batalha diária até a vitória almejada.
Nesse dia 15 de outubro sejam todos os professores abençoados em sua trajetória e, quiça, mais valorizados por seu empenho e dedicação.
Muito obrigada, professor e professora. Felicidades em seu dia.
Katia Chiappini, professora aposentada pelo Estado do Rio Grande do Sul, após 33 anos em exercício de classe.
-e-mail:katia_fachinello42@hotmail.com
FELICIDADES EM SEU DIA,CARÍSSIMO PROFESSOR!
ResponderExcluir