DOUTOR JIVAGO
Um filme da Metro Goldmyn-Mayer e com produção de Carlo Ponti. Um filme de David Lean baseado na obra de Boris Pasternak. Música composta e regida por Maurice Jarre.
Nesse L.P. temos toda a grandeza da trilha sonora do filme, um marco da cinematografia.
Maurice Jarre, era, na época, um jovem compositor francês que foi indicado para esse trabalho. Sua música tem colorido, perfeição, beleza, sensualidade e fidelidade ao tema. Ele interpreta, com musicalidade ímpar, todos os momentos do filme.
Se o público soube valorizar as melodias, certamente, não conseguiu ficar indiferente e, quem sabe, nem ficou tão absorvido pelo filme ,em certos momentos, e se deixou levar pelo som.
Sua partitura é uma das grandes realizações, incluindo canções folclóricas russas, marchas soviéticas, canções, baladas e músicas feitas para dançar.
Maurice Jarre soube interpretar toda a gama de sentimentos, tanto as mais violentas emoções da revolução, como o amor de Lara por Yuri. Soube definir a beleza lírica do amor e a intimidade e a paixão do Doutor Jivago.
A música é executada por uma orquestra sinfônica de 105 figurantes e um coral de 40 vozes, a maior e melhor combinação de instrumentos musicais já reunidos num estúdio de Hollywood.
E segue-se o fato de que a orquestra foi acrescida de um conjunto de 24 executantes de balalaica. Durante 10 dias Maurice Jarre dirigiu pessoalmente a orquestra. O resultado foi uma gravação que evoca o poder e a beleza de um verdadeiro momento épico.
A música atinge a pontos culminantes, ricos em emoções tanto nas cenas de violência com nas sequências líricas, de um romantismo cativante e absolutamente envolvente.
O Tema de Lara é a música de destaque do filme e aparece várias vezes, com diferentes tratamentos, dado pelo autor. Mas sempre conservando sua frescura e beleza.
ABERTURA-executada com os 105 componentes da orquestra e 40 vozes no coral.
TEMA PRINCIPAL- especial para ser ouvIda no início do filme.
LARA DEIXA YURI- essa música realça o momento de tristeza quando o casal apaixonado se despede sem esperança de um reencontro.
NO CAFÉ DOS ESTUDANTES- Uma linda valsa de Maurice Jarre, como fundo musical para a cena em que Komarovsky, que está apaixonado pelos dezessete anos de Lara, tenta impedir seu casamento com Pasha.
ENCONTRO DE LARA COM KOMAROVSKY- essa melodia retrata o encontro num quarto de hotel onde Lara se defende do intrigante Komarovski.
REVOLUÇÃO- aqui a música representa três cenas que retratam o espírito de acontecimentos da Revolução Russa: o assassinato do velho coronel dos Russos Brancos pelos ''partisan'' vermelhos; o esfarrapado, solitário e congelado exército; o comboio do General Streinikov que corre deixando atrás de si cidades incendiadas e desoladas.
TEMA DE LARA- aparece durante várias cenas e se torna internacional: beleza rara.
O FUNERAL- por ocasião do sepultamento da mãe de Yuri.
VALSA DE SVENTYTSKI- na ocasião do noivado de Yuri e Tônya, anunciado numa luxuosa festa.
FUGA DE YURI- Yuri é capturado pelos guerrilheiros, trabalha como médico e escapa chegando à casa de Lara, enregelado e delirando.
TONYA CHEGA EM VARYKINO- a música expressa alegria de Tonya,Yuri, seu filho e pai de Tonya,chegando em Varikino, depois de 13 dias de miserável viagem de Moscou.
YURI COMPÕE UM POEMA PARA LARA-
Essa música descreve com sensibilidade, a descoberta, por Lara, de um poema que Yuri lhe escreveu.
E a música tema se repete para uma audição final.
Só falta sugerir aos leitores do blog que assistam, novamente, DOUTOR JIVAGO.
KATIA CHIAPPINI
UM GRANDE MOMENTO DA CINEMATOGRAFIA E UMA GRANDE TRILHA SONORA!
ResponderExcluir