Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PREPARANDO O NATAL

                  PREPARANDO O NATAL

Quero acreditar que já estamos convidando nossas amizades para o jantar de final de ano, nos lugares que frequentamos. São os colegas de curso, os frequentadores de academia, os que cursam idiomas conosco, os que convidamos para uma tarde de chá com torradas. As amigas da poesia, as cantoras da rádio, as apreciadoras de peças teatrais ou espetáculos musicais.
Quero acreditar que estamos nos preparando para doar brinquedos, roupas e alguma importância em dinheiro, para as instituições de caridade, com as quais nos envolvemos. E nos Correios já se encontram as cartinhas endereçadas ao Papai Noel. Correspondência essa que é feita a cada Natal, para beneficiar as crianças carentes que vivem em orfanatos. Basta ir ao Correio e retirar uma cartinha, comprar um presente e entregar no local indicado, para posterior distribuição. As equipes se organizam e cuidam de entregar toda a arrecadação feita.
Mas a preparação mais valiosa é interna, aquela que faz sorrir mais, amar mais, compartilhar mais e viver com mais criatividade. A preparação que nos leva a continuar nossa missão, nossos estudos, nossos projetos. A que nos faz transbordar em energia, acreditar nos próximos dias e nos preocupar em fazer o bem.
Quero acreditar que já aprendemos a valorizar nossas conquistas sem invejar nada, nem ninguém.
Quero acreditar que saibamos como passar o Natal com nossos pais, irmãos, parentes e amigos, numa confraternização que vá muito alem dos presentes trocados.
Natal é um motivo para reforçar os bons sentimentos  e vivê-los sem confronto, sem mágoas ou retalhações.
Estou agora, num exercício de imaginação tentando escutar o estalar da areia sob as patas dos camelos.
E já se distingue a estrela. E atrás de seus facho luminoso, surgem, ao longe, os Reis Magos que vieram do oriente guiados, justamente por uma estrela brilhante: Melquior, Gaspar e Baltasar.
Melquior deu ouro ao Menino Jesus, presente que se dá aos reis. Esse Rei mago tinha 70 anos e veio de Ur, terra dos Caldeus. E seu nome quer dizer''Meu Reino é Luz''.
Gaspar deu incenso como reconhecimento da divindade, era comum dar aos sacerdotes. Ele era um moço de 20 anos e veio do mar Cáspio. E seu nome quer dizer'' aquele que veio inspecionar''
Baltasar deu mirra, usado para embalsamar corpos, e representava, simbolicamente, a imortalidade. Ele tinha 40 anos e partiu do Golfo Pérsico. E seu nome quer dizer'' Deus manifesta o Rei. ''
Imagino, agora, os pastores ajoelhados, de mãos postas, no silêncio de sua humildade, adorando o Menino que dorme.
E desejo que  tecendo o esplendor das lendas, com a força da fé e o calor da paixão, a Humanidade, de século em século, amplie a beleza dessa história de fraternidade.
E que na noite de Natal os homens se façam pastores, reis, cordeiros e cintilantes estrelas, para viver esse Amor maior como Jesus Cristo ensinou.
E peço que não tirem a ilusão das crianças que queiram preservá-la, quando dizem acreditar em Papai Noel.
Já são tantas as dores do mundo que algumas gotas de ilusão, no mundo infantil, só aquecem nossos corações que há muito já perderam essa pureza  e sensibilidade da infância.

                 FELIZ PREPARAÇÃO PARA O NATAL!

                                    KATIA CHIAPPINI


Um comentário:

  1. VAMOS PREPARAR O NATAL E DEIXAR BROTAR O SENTIMENTO NATALINO NOS NOSSOS CORAÇÕES.

    ResponderExcluir