AMIGA ? OU AMIGA PLUS?
A amizade é um belo sentimento. As amigas nos acompanham desde os primeiros anos até completarmos os estudos técnicos ou universitários, por exemplo. Temos as amigas vizinhas, do mesmo bairro, com as quais brincamos desde pequenas. E que frequentam nossa casa. Algumas amigas se dispersam mas continuam amigas.
O reencontro é sempre bem-vindo. E não importa o tempo passado onde a distância se faz sentir. Ser amiga é ser confidente a qualquer hora. É se dispor a acompanhar nos momentos de alegria e nos de tristeza. É velar o sono e ajudar quando se fizer necessário. É convidar para ir ao cinema, ao shopping, ao restaurante, ou mesmo à a casa de praia. E esse afeto cresce com a convivência e se fortalece a cada dia.
Hoje em dia existem amigos on-line. Não se conhecem mas mantém um diálogo pela internet. O interesse pode ser a música, a literatura, a troca de informações. É um modo de ter com quem se comunicar e de conhecer pessoas de mundos diferentes.
É um modo de poder fazer intercâmbio cultural.
Mas há amigos e amigas que estreitam relações através da internet e os sentimentos afloram com vigor e podem tomar outra forma.
Há casamentos que iniciam nessa forma de dialogar. E há amizades que são simples amizades mas que duram por longos anos.
Mas há amigos e amigas que conversam pela internet e depois se conhecem para manter relações eventuais e sem compromisso futuro.
Vou chamar de amigas plus algumas mulheres que satisfazem a carência de seus amigos internautas. Como ocorre com as amizades coloridas. Não há intenção de se comprometer, e sim, de manter alguns encontros quando e enquanto as partes interessadas assim o desejarem.
Parece ser uma situação confortável para ambas as partes. Não há cobranças e nem juras de amor eterno. Ao contrário, vale o momento da aventura somente.
Há senhores divorciados que conservam a sua disposição essas amigas-plus. E nesse caso, cada um sabe onde está pisando.
Há homens casados que, eventualmente ,preferem sair com suas amigas-plus porque julgam conhecer seus hábitos.
E há senhoras casadas que buscam seus amigos-plus para ter um instante de prazer que dizem não ter mais com seus parceiros fixos.
São tipos de amizades que nada exigem porque sabem que suas famílias esperam seu retorno ao lar. E que seus compromissos estão a chamar e que seus filhos precisam dos pais presentes.
Nesse universo louco em que vivemos podemos conviver com tipos de relacionamentos fora do convencional. Desde que os parceiros concordem em viver múltiplas aventuras, com promiscuidade e de um modo insólito, tudo se pode esperar. No mundo da saciedade do prazer, os padrões morais já se modificaram. E se torna difícil estabelecer parâmetros sustentáveis.
Em resumo:
Amiga de fé é aquela pessoa que está conosco nos momentos de tormenta ou de bonança. É companheira de todas as horas com quem mantemos uma afinidade total.
Amiga on-line é aquela pessoa com a qual nos correspondemos e que podemos vir a conhecer ou não.
Amiga-plus é aquela que vai além e não se nega a prestar qualquer tipo de favor. Em geral, pensa em sua estabilidade financeira e não em laços afetivos reais. Tratam-se de ''arranjos'' feitos para obter alguma vantagem ou favor. Como se fosse um trato a cumprir.
Mesmo assim, há alguns critérios estabelecidos e exigidos para as amigas-plus.
E aqui não nos cabe julgar comportamentos ou pessoas.
As escolhas são individuais e todos podemos pensar sobre o que nos convém.
Que tipo de amigas queremos ter?
Que tipo de amigas queremos ser?
Avalie os riscos, enfrente suas escolhas e conclua que tipo de amizades você prefere ter.
E seja qual for sua decisão, seja aquela pessoa que joga limpo, que coloca as cartas na mesa e que não se disfarça em coringa, que pula de galho em galho e não se define como pessoa, como gente e como um ser que sabe se portar sem vestir disfarces de toda ordem.
Assuma os riscos e vá em frente!
KATIA CHIAPPINI
e-mail:katia_fachinello42@hotmail.com
QUE TIPO DE AMIZADES VAI ESCOLHER?
ResponderExcluir