PROFESSOR!
Hoje, dia 15 de outubro, é o dia do professor.
Meu caro professor, tua missão nunca esteve tão viva! Nada irá tirar o teu brilho e a grandiosidade da profissão que escolheste.
A tecnologia completa os teus ensinamentos mas não substitui a tua presença em sala de aula.
Só tua palavra pode se erguer em prol do aluno. Só ela pode ser ouvida com atenção e respeito. És o esteio do processo educativo e fazes parte da história de um povo e de suas tendências, hábitos e costumes.
Caro professor, tens o calor humano e consegues sentir o aluno com seus apelos, dores ou preocupações. Podes secar as lágrimas e confortar o aluno. Podes mostrar o caminho a percorrer desviando atalhos e desvios escusos.
Lembras dos passeios com a turma? Dos acampamentos e do fogo de chão? Lembras das festas da escola e da alegria das meninas com suas roupas esvoaçantes na grande valsa?
Professor! sabemos que a distância a percorrer na luta por salários dignos é longa. Sabemos que o poder público pouco ou quase nada investe em educação.
Mas a missão do professor, através de seu sindicato, é lutar para obter apoio para que o professor possa se inscrever e cursar os seminários, palestras e cursos relativos a sua área de estudos, entre outras preocupações.
Só o professor faz de sua casa a extensão de seu trabalho. Isso porque leva os cadernos para corrigir as diferentes tarefas, completa seus planos de estudos semanais, corrige as provas e os trabalhos solicitados.
Mas, ao receber a notícia da aprovação de seu aluno, nos vestibulares, nesse instante, tudo passa a valer à pena. E o esforço e a dedicação, nas aulas que ministra, são recompensados, meritória e plenamente.
Alguns anos depois o professor descobre seus alunos, já com família constituída e inseridos no mercado de trabalho, cumprindo com suas funções. Quando isso acontece o aluno grita do outro lado da rua, ou no supermercado, ou atrás do balcão de uma loja:
- Professor!
Porque essa palavra jamais sai de sua mente . Ele fala professor ao invés de chamar pelo nome. O professor é eterno na mente do aluno. À sua competência se deve o ensinamento que norteará uma vida de conquistas e que garantirá um lugar bem marcado no mercado de trabalho.
E a qualquer tempo o professor será aquela pessoa amiga que ultrapassa o conceito de um bom profissional para se tornar uma figura querida e sempre prestigiada pelos alunos.
É ele que ensina a trilhar o caminho da dignidade. Ele se preocupa em aperfeiçoar o caráter e o sentido da liberdade responsável, bem como se detém nos conceitos de brasilidade e ufanismo pela pátria.
Que todos os professores tenham boas lembranças nesse dia do professor!
E que não desistam de lutar por tantas almas, ainda puras, suplicantes e ávidas pelo conhecimento. Esse conhecimento que será a base indispensável na formação de cidadãos conscientes e produtivos.
Que os professores possam formar uma geração mais comprometida com os problemas nacionais.
Que os professores nunca desistam dos seus alunos e de sua incomparável e digna missão: a de formar gerações de jovens promissores, cuja justiça seja a condição fundamental para se obter a igualdade social e a solidariedade.
E que os governantes se sensibilizem com as causas educacionais e lembrem-se de que devem seus altos cargos aos bons professores que passaram por sua formação.
KATIA CHIAPPINI ( PROFESSORA APOSENTADA ,APÓS CUMPRIR O PERÍODO DE 33 ANOS EM SALA DE AULA )
e-mail:katia_fachinello42@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário