Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 22 de novembro de 2016

DIA DO MÚSICO:22 /11: LEMBRANÇAS.

                           DIA DO MÚSICO
                             ( lembranças )
Hoje, dia 22 de novembro, se comemora o dia do músico.
Cada um de nós tem um músico em ebulição, aguardando o dia da revelação, ou da oportunidade para desenvolver seu talento.
Descobrimos pessoas que iniciam sua atividade musical, em plena maturidade, quando filhos e netos já dispensam maiores preocupações.
Deparamos, não raro, com músicos de rua e e igualmente talentosos. E, desprovidos de preconceito, se apresentam numa avenida qualquer de uma cidade, como num teatro, em concerto erudito, junto com uma orquestra que teve a sensibilidade de perceber esse dom.
Conheci um menino prodígio, de ouvido absoluto, que aos 7 anos deu seu primeiro concerto, ao piano, num teatro da sua cidade.
Encontrei-o, anos depois, tocando teclado nas ruas e fiquei impressionada. Depois fiquei sabendo que ele chegou atrasado no dia da seleção, no Instituto de Belas Artes, de sua cidade, órgão oficial e federal, onde prestaria prova de habilidade específica, no caso, executando as peças solicitadas, ao piano.
O trânsito foi o responsável pelo atraso do menino que morava afastado do local: um atraso de apenas 4 minutos, sendo o único caso a considerar.
E meu amigo músico, na época, se desestruturou de tal forma, que acabou desistindo de voltar a prestar exames.
E tenho na lembrança a rigidez de sua mãe que não admitia que faltasse ao curso de teoria, acompanhando-o a cada encontro de aula. E perguntando aos professores sobre o aproveitamento do filho, entrando sala a dentro no final do período. 
Lembro-me do sorriso dele, ainda aos 8 anos de idade, ao receber uma caixa de bombons que eu lhe presenteava, após cada concerto feito. Fomos colegas no curso de extensão em Teoria,Solfejo e Percepção musical.
Outros músicos talentosos não chegam a se projetar porque não são apadrinhados, nem conhecidos pela mídia, pelo sistema fechado que tão poucos privilegia.
O músico, independente de qualquer fato ou circunstância, é aquele que consegue sensibilizar  e passar uma mensagem de energia, luz e vibração.
Pode estar num grande teatro ou num pequeno beco, escuro e pouco frequentado, com uma caixa, ao lado, sugerindo doações dos transeuntes que param para dar-lhes atenção.
Existem pessoas que não perdem os espetáculos musicais de sua cidade.
Uma dessas pessoas, minha amiga, me falou que ama e sempre amou o piano. Mas quando jovem pediu ao seu pai para estudar o instrumento. O pai respondeu assim:
- De novo, não. Basta sua irmã que está estudando violino e que me faz pagar por suas aulas.
Então, com certeza, se hoje tivesse condições, estaria matriculada num curso de música .Mas, atualmente, enfrenta problemas de saúde, o que lhe consome, infelizmente, boa parte de sua minguada aposentadoria.
Outra senhora, na terceira idade, aos 80 anos, foi minha aluna no curso de piano. Queria estudar o suficiente para interpretar algumas valsas de sua predileção. Parecia ter voltado à infância, tal o entusiasmo que tomou conta dela. Ficou nas aulas até seus 84 anos. Por motivo de ser necessária a sua presença para cuidar do marido hospitalizado e gravemente enfermo, na época, não conseguiu voltar às aulas.
Hoje mora numa casa geriátrica, após a viuvez, mas o primeiro móvel que se vê em seu pequeno quarto, é o teclado, e junto dele, as partituras das valsas que amava.
Como essa senhora se tornou uma grande amiga, eu a visito, frequentemente, sem esquecer de dedilhar algo ao teclado,enquanto ela faz questão de me preparar o chá da tarde.
Tive outros alunos maduros e igualmente realizados musicalmente.
No dia do músico quero parabenizar a todos quantos conseguem viver da atividade musical, algo raro em nosso país.
O músico viaja para se apresentar em todos os recantos desse imenso território e sua vida enfrenta dificuldades de ordens diversas .A família do músico desfruta de sua companhia apenas aos finais de semana, se ele conseguir se organizar para isso.
O grupo precisa se unir e a dedicação deve ir além dos problemas diários. É necessário que haja total confiança e igual empenho entre os membros do grupo, quanto ao comparecimento aos ensaios e apresentações programadas.
E que não sejam a ambição e a ganância de alguns, as responsáveis pelo enfraquecimento dos elos de amizade. Pois a dissolução do grupo seria a consequência previsível.
Parabéns aos músicos de todas as tribos, porque independente do estilo ao qual aderiram, vale o esforço para que o reconhecimento seja a semeadura fértil e a gratificação desejada.
Salve dia 22 /11, o dia do músico.
E quem sentir a música na alma que possa descortinar os sons e tons em seus novos projetos de vida.

KATIA CHIAPPINI

3 comentários:

  1. DIA DA COMUNIDADE MUSICAL DE TODOS OS CANTOS, RECANTOS, RAÇAS, TRIBOS...

    ResponderExcluir
  2. MUITO LINDA AS HISTÓRIA KATIA, PARABÉNS PRA TI TAMBÉM, A MUSICA PRA MIM É UMA TERAPIA,AMO DE PAIXÃO.

    ResponderExcluir
  3. SIM,AMAMOS PORQUE A SENSIBILIDADE ESTÁ A FLOR DA PELE!

    ResponderExcluir