SAÚDE
Nossa saúde depende de uma construção que começamos a fazer ainda crianças.
Recebemos orientação sobre alimentos gordurosos, sobre excesso de carboidrato,sobre alimentos que aumentam o colesterol.
Nas Escolas, nos bares, já há um movimento para suprimir o excesso de salgadinhos, pizzas, pastéis fritos, cueca virada.
Sabemos que a saúde se prende a alguns princípios importantes e que a disciplina dá o equilíbrio ,na hora de se alimentar.
Esses cuidados previnem doenças graves e nos mantém saudáveis.
Temos que prevenir as enfermidades e não antecipá-las.
Não podemos nos deixar levar pela tortura psicológica Se o espírito estiver enfraquecido,vamos solicitar o auxílio de terapeutas e profissionais capacitados, para amenizar os nossos anseios, apatia ou depressão.
A febre da melancolia pode nos fragilizar e ocasionar dores no corpo.
Nos deixamos empobrecer ao frequentar as rodas de noitadas em casas de jogos de azar, ou as de consumo de bebida com teor alcoólico.
O jovem, ainda em formação, para não ser chamado de ''careta'', para não perder os amigos, pode aceitar fumar maconha, por brincadeira, ou beber um gole de cachaça, nas noites.
Mas pode acontecer de entrar num labirinto sem saída, se perder a noção de seus atos.
Se um jovem bebe e sente prazer e não consegue parar, pode ter um componente genético e a química de seu organismo pede que repita as doses.
Ao contrário de outro, que bebe socialmente e não tem um componente químico que o torne compulsivo. Esse não tem a necessidade de seguir bebendo sem parar.
A orientação do lar é indispensável para a juventude frequentar a balada, se divertir e voltar para casa sem praticar excessos.
A boa formação vai se encarregar de frear o impulso de abusar da bebida. E também do fumo, um dos males do século.
Quem ganha dinheiro fácil e acumula um certo valor, se não tiver juízo, acaba por colocar tudo fora, em vícios.
A ânsia pelo poder leva aos desmandos.
Os desmandos levam às doenças físicas e psicológicas.
Estamos vivendo uma inversão de valores.
Mais do que nunca, precisamos preservar a saúde e dar um bom exemplo aos filhos.
Precisamos fazer nossas revisões anuais, praticar esportes, investir em caminhadas diárias, natação, hidro-ginástica. Precisamos tentar uma reeducação alimentar e seguir as orientações do médico.
Feito isso, sejamos sentinelas de nossa saúde, do comportamento social, tendo em vista os benefícios que para nós mesmos traremos.
O limite está em todos os atos que praticamos.
Então, para não antecipar doenças e manter uma velhice com qualidade de vida, façamos uma jornada a passos lentos, para desviar os inços do caminho e as pedras e espinhos.
Sejamos jovens em qualquer idade, saudáveis em qualquer idade.
E que o bom humor nos torne receptivos aos familiares e amigos.
Ser saudável faz parte de nossa missão nessa existência.
KATIA CHIAPPINI
SAÚDE É RIQUEZA!
ResponderExcluirINVISTA NELA!