Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

NÃO SE ESQUEÇA DE LER!

                 NÃO SE ESQUEÇA DE LER

Hoje, com o advento da tecnologia, onde os aparelhos eletrônicos avançam com rapidez, temos dificuldade de levar os jovens a apreciar um bom livro.
São tantas as opções de lazer que encontramos num computador e assemelhados, que a leitura está sendo deixada de lado.
Os fatos da história estão sendo pouco estudados e as descobertas científicas de relevo não são aprofundadas.
Os tablets e smarphones, vide-games e computadores fazem a alegria da juventude, bem como personagens de histórias em quadrinhos e os super-heróis com seus poderes monumentais.
E os trabalhos escolares são copiados, na íntegra, do Google, uma ferramenta que se tornou indispensável, em todas as áreas do conhecimento humano.
Acreditam os estudiosos que a comunicação entre as pessoas vai terminar, pois, cada vez mais o ser humano volta-se para si mesmo, se isola da sociedade e fica compulsivamente ligado aos eletrônicos.
Parece que temos pressa o tempo todo e nos perdemos da razão.
As crianças já não pulam corda, nem brincam de amarelinha, nem de cinco marias, ou de dama ou de moinho. E o quebra-cabeça fica guardado na caixa porque foi manuseado com descuido e algumas peças se perderam.
O tabuleiro de Palavras Cruzadas, o Banco Imobiliário, o jogo de dominó e o pega-varetas estão esquecidos.
Mas no quarto do filho a tecnologia se apresenta de várias maneiras e ele se envolve, por muitas horas, com painéis de jogos de corrida de carros, de lutas e de jogos de terror, inadequados para a idade.
A criança fica com a visão cansada, com dor de cabeça, com ansiedade e apatia para realizar suas tarefas escolares.
E, sem falar que muitos pais, não percebem que seus filhos ficam acordados, pelas madrugadas, jogando futebol na tela do notebook ou vasculhando seus celulares.
Na escola, a professora pede que leiam uma obra de autor relevante e a turma procura o resumo no computador para preencher a ficha de leitura.
O hábito de ler precisa ser estimulado já nos primeiros anos, pelos pais. As crianças gostam de ouvir histórias antes de dormir. Então podemos pedir que repitam a história com suas palavras. Esse hábito auxilia a concentração, ativa a memória e gosto pela leitura.
Os pais devem levar seus filhos até a livraria e pedir que escolham alguma publicação que seja do interesse deles.
Ao entardecer pode-se combinar um tempo para que um membro da família leia para os outros, em voz alta. Comenta-se o que foi lido e é possível esclarecer o sentido das palavras, buscando sinônimos e interpretando o sentido do texto.
A escola terá mais facilidade em continuar a solicitar aos alunos que a leitura seja feita com continuidade, devido a importância da mesma em todas as disciplinas.
Um cidadão que lê amplia sua visão do mundo, interage com facilidade em qualquer grupo, torna-se sociável e pode discutir qualquer assunto com clareza. Não precisa ficar mudo, o que ocorre quando não se tem conhecimento e nem opinião formada sobre os fatos do dia a dia. 
Os avanços tecnológicos  são parte da evolução do mundo. Mas não substituem o homem como ser pensante e capaz de fazer suas escolhas e buscar seu caminho e seu lugar em sociedade.
Os livros nos trazem o passado e desvendam os mistérios da humanidade, os avanços no campo da medicina, da ciência. A leitura é um elo de correntes que se ligam para ensinar o porquê das coisas.
Existe a informação que é o conhecimento.
E existe a formação que se destina a mostrar os valores morais e os princípios ao homem, para que se torne verdadeiro, justo, solidário e parte de uma sociedade que não deve discriminar o semelhante.
Não se esqueça de ler para seus filhos, pois o exemplo diz mais do que as palavras.
Valorize os poetas, trovadores, repentistas, prosadores, contistas e os ''causos'' de pescador, ou os cordéis nordestinos.
A leitura é uma arma que lhe dá dignidade, conhecimento, postura, discernimento, tirocínio e sabedoria
Transforme sua vida através da leitura. Há obras que falam a você aquilo que está precisando ouvir para tomar uma decisão, para dar um novo rumo aos seus planos de vida.
Seja um bom comunicador, um excelente vendedor, um professor culto e tire proveito do conteúdo dos livros.
Faça uma doação dos livros que não quiser mais. Existem bibliotecas  comunitárias aguardando as doações sempre bem-vindas.
Seja sentinela e divulgador da leitura.
Se for professor leve seus alunos para conhecer uma biblioteca e deixe-os fazer uma sessão de leitura. Peça silêncio e ensine que há regras para observar dentro desse espaço.
A leitura, se for abandonada, oportunizará que a classe dominante dê as ordens sem ser contestada. 
Um povo que não lê é passível de ser manipulado e massificado, sem que nada perceba.
E se não fosse a leitura, como declamar um poema de amor?
Como seria possível escrever aquela mensagem romântica para a namorada pedindo perdão e implorando pela sua volta?
E se não fosse a leitura ensinando a despertar a sensibilidade do ''eu essencial'', como ler ainda a alma, a súplica dos olhos e o coração efervescente, implorando instantes de amor?
E como, sem ler o sentimento profundo, poderíamos descansar nosso corpo em outro, num momento único, trocando jeitos e gestos de sedução e inebriante prazer?
Então, por favor, não se esqueça de ler os livros para descobrir os apelos do corpo e da alma, e a si mesmo.
 Para descobrir especiais habilidades, novos olhares, novos toques e o sentido da vida, em constante renascimento

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: