Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 14 de março de 2015

DIA DA POESIA: 14 DE MARÇO

             É DIA DE FESTEJAR A POESIA!

A poesia é o momento em que o coração e a alma se fundem no mesmo encantamento e profundidade.
Aos poetas cabe a missão de transportar seres humanos para um mundo melhor, para uma nova esperança e para um novo e especial encontro. E a magia do verso é o caminho para um sonhar infinito e particular que possa fortalecer a fé, hoje um pouco esquecida.
A poesia, lida ao entardecer, traz tranquilidade após mais um dia de trabalhos exaustivos, mas indispensáveis.
Quem escreve poesia se torna um observador da natureza em toda sua grandiosidade. E se vale de uma pequena observação para compor um poema. A fonte de inspiração pode ser qualquer pequeno detalhe observado, ao transitar pelas ruas da cidade. Uma pomba sobre um telhado que recebe outra pomba para acariciar, um pássaro pousando no fio de luz elétrica e recebendo muitos mais para voarem em grupos, um cão lambendo os pés de uma criança na praça de esportes, uma árvore frondosa que abriga em sua sombra um casal de idosos.
E se nos lembrarmos da imensidão do mar, por exemplo, esse sim,é motivo de inspirações românticas e saudosistas. Quem pára à beira-mar e ouve o murmúrio das ondas,  observa o cardume de peixes, o azul transparente das águas, o luar a surgir, sem avisar, a areia sendo beijada pelas ondas mais afoitas, o barco de passeio a singrar toda a extensão. Quem tem essa visão esplêndida, só pode escrever um poema. E esse não fará jus a tanta beleza.
Outras imagens fantásticas se referem à vista que se têm do alto das montanhas, perto das cachoeiras ou de um campo aberto, onde o vento balança os trigais dourados.
E a inspiração tem um material rico para se manifestar ao poeta.
E a poesia nem precisaria ter um dia. Ela preenche todas as nossas horas. Ela se revela na pureza da criança, no abraço e beijo de um neto, no sorriso da vovó quando nos lembramos de comprar uma torta doce e presenteá-la. E na hora do cafezinho com as amigas queridas onde se colocam as novidades e ''fofocas'' em dia.
A poesia está antes nas almas. Só depois é que se faz o registro nos diários, nos livros, nos blogs, no'' face''  e outras modernidades virtuais.
A poesia está nas letras das canções de amor. E amores são cantados em todas as eras e em todos os idiomas. E são a maior fonte de inspiração para poetas e músicos, para pintores e escultores. 
O amor é o fermento da vida e a poesia é o fermento do amor.
Tentei fixar meu olhar em nova poesia mas minha lembrança me levou ao saudosismo e à nostalgia de quem tem um amor distante e impossível, para todo o sempre.
E mesmo que tentasse fazer o impossível se tornar possível, essa iniciativa não dependeria só de uma pessoa quando há duas envolvidas. 
Então, me servem de consolo a poesia e a inspiração que Deus me deu. E mais realizada serei se puder assimilar que os dias menos felizes servem de aprendizado para se chegar à evolução. E à conformidade, quando essa for a única possibilidade existente.
Nesse dia da poesia, como em todos os outros: 
-Obrigada, meu Deus!



                      Feliz dia da poesia e excelentes leituras!

                                     KATIA CHIAPPINI



3 comentários:

  1. KATIA MINHA QUERIDA, QUE BELEZA DE TEXTO, QUE DEUS A CONSERVE SEMPRE COM MUITAS INSPIRAÇÕES ASSIM, COM TEXTOS E POESIAS BALSÂMICOS PRO CORAÇÃO DA GENTE !! DEUS TE ABENÇOE QUERIDA !!! GRANDE BEIJO ! <3

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ,se te fez bem ler,fico feliz em ter escrito,menina!

    ResponderExcluir