Uma mulher me falou que gosta de seu marido mas que perdeu o desejo de estar com ele na intimidade. E me fez pensar que, se de fato, esse amor existe, devem existir maneiras de fazer voltar toda aquela energia para amar.
Penso que a rotina precisa ser quebrada, diariamente. A conquista começa no café da manhã, nos pequenos gestos de carinho. Quem não gostaria de acordar com a visão de uma bandeja com todas as guloseimas bem arrumadas para um lanche a dois? Ou de receber um suco de laranja na hora de ler o jornal? Ou de ouvir, antes de ir para o trabalho:
-Eu te amo!
Quando os casais não se beijam mais, não se abraçam, não se declaram, o amor está se afastando. O amor se alimenta de gestos de sutileza e de carinho constantes.
Se você tem a preocupação de se vestir bem para se apresentar no ambiente de trabalho, tenha a mesma em estar bem vestida dentro de casa, perfumada ,bem penteada. E se preocupe em estar com a roupa íntima que revele sua feminilidade e que desperte interesse por você. E o homem? da mesma forma.
Se essa mulher gosta do seu marido, o que falta é conversar a respeito das discordâncias, marcar uma viagem de férias, um passeio para a praia ou serra, um jantar especial.
Hoje em dia nem conversamos com nossos parceiros. Nem dizemos nada a respeito de nossas insatisfações. Mas para isso precisa haver uma estratégia, uma determinação em mudar o que está empobrecendo a relação. Precisa haver amor e paciência.
Parece ser mais fácil calar ,se trancar no quarto. Cada um vai para um lado, um fica vendo a novela e outro vai ler o seu jornal. Quando percebem já é hora de dormir. Então, se não houver diálogo e não houver interação, como esperar que a chama se restabeleça?
Se você chega em casa e não diz ''bom dia'' e já sai reclamando da desordem da casa, você estabelece uma insatisfação em relação a você. Pois, nada pior num relacionamento do que chegar reclamando ou xingando. Onde fica a boa educação? Como chegar já com a cara amarrada e querer que a outra pessoas esteja receptiva no quarto do casal? O mau humor é péssimo conselheiro.
Se perceber, isso deve e ocorrer muitas vezes. E não ponha culpa no seu dia cansativo. O seu lar deve ser sagrado, respeitado. E seu parceiro também.
Saiba deixar um horário para que você e seu parceiro possam tomar um chá com as amigas ou jogar futebol, respectivamente.
Esse espaço é fundamental porque as individualidades devem ser respeitadas. Não seja incompreensível e nem imaturo.
Mas combinem ser fiéis e leais. Antes revelar uma situação de conflito do que trair. Essa traição acaba por corroer a consciência e envolver outras responsabilidades nunca imaginadas, porque a vida se encarrega de nos dar o troco. E nos prepara ciladas, as vezes, intransponíveis.
Se tiver filhos almoçando em casa com vocês, diga-lhes que é hora de conversar, indagar um do outro, falar dos seu dia na escola, comentar sobre seus planos de trabalho. Não é hora de consultar seus eletrônicos e nem de se isolar com fones de ouvido.
Outra preocupação importante deve ser a de manter o peso adequado a sua altura. A obesidade pode diminuir o desejo sexual, o consumo exagerado de álcool e outros vícios, também.
Quando há uma preocupação com o companheiro, você deve se interessar por todos os aspectos da vida dele. Quanto mais carinho demonstrar mais possibilidades há de voltar às horas perfeitas.
A mulher precisa ser conquistada com palavras e gestos, com um diálogo a dois, com um convite para caminhar ou pedalar. E se você a ama precisa dizer que a ama, muitas vezes. Precisa descobrir aquele sorriso lindo que ela deixou de lado.
Todas as manifestações de carinho vão se transformar em admiração e o amor vai tratar de voltar com mais força.
O relacionamento a dois é um investimento que tem início, desenvolvimento e pode ter um fim. Mas pode durar uma vida toda, o que é bem mais difícil.
Mas se você deu o melhor de si, tentou restabelecer os laços e não teve sucesso, se tudo está perdido, saiba assimilar. Se realmente nada mais dá certo ,trate de partir para a aceitação do que solucionado está porque não tem solução.
Depois de uma grande decepção, de um período amargo e frustrante, deixe para trás aquilo que passou. Renove sua vida e suas amizades.
Mas enquanto houver esperança lute pelo amor de quem você ama e não se afaste na primeira dificuldade.
O relacionamento amoroso exige que tenhamos cumplicidade e companheirismo.
Exige bem mais do que encontrar em seu caminho uma pessoa linda e de olhos verdes da cor do mar.
KATIA CHIAPPINI
ESCOLHA O SEU SONHO E DEPOIS O MATERIALIZE.
ResponderExcluir