IDOSOS EM UNIVERSIDADE
Precisamos parar para pensar no direito da pessoa idosa quando resolve estudar. É uma ação meritória e digna de elogios.
Ao contrário do que possa parecer, essa pessoa quer descobrir novos estímulos para viver e novos caminhos para trilhar.
Nessa etapa de vida, o idoso já cumpriu parte de sua missão no seio da família. Certamente, prestou atenção aos problemas familiares e auxiliou filhos e netos da melhor maneira.
Nessa etapa, quando todos já saíram de casa para encontrar seu lugar ao sol, o idoso descobre que pode se habilitar e recuperar o tempo, tomando atitudes em seu próprio benefício.
Ingressar numa faculdade é um ato quase heroico, pois o idoso quer obter um bom desempenho nas aulas e a aprovação que busca merecer com seu especial esforço.
Ao tomar essa decisão e sendo aceito como aluno, o idoso estará demonstrando seu espírito de luta e o desejo de voltar a interagir socialmente.
A hora do recreio, junto aos colegas, no bar da faculdade, passa a ser um momento de descontração e a possibilidade de fazer novas amizades.
Quando cursei Direito na PUC de Porto Alegre, tive como colega, o prefeito de uma cidade do interior. Ele se deslocava, semana sim e semana não, e mantinha seus estudos em dia e sua aprovação de um para outro semestre escolar. Esse aluno tinha seus 55 anos e não desistiu do curso, enfrentando as viagens, com qualquer tempo, vencendo todas as dificuldades. E cumpriu todo o tempo hábil nas atribuições e tarefas pertinentes ao seu mandato.
No curso de Pedagogia, tínhamos a colega D.Laura, assim chamada por todos. Ela não mediu esforços para se formar com bom aproveitamento, devido a sua dedicação. E, assim, merecidamente, se tornou a oradora da turma
Convivi e percebi a alegria dos colegas idosos, ao conviverem com jovens estudantes. E o prazer que tinham ao encontrar a turma superava todos os tropeços, todo o mau tempo e todo sacrifício com o transporte e cansaço que, às vezes, tomava conta de seus corpos.
Então, além de obter o conhecimento, o idoso desfruta da companhia de pessoas solidárias, com as quais passa a conviver e usufruir as melhores horas de sua nova vida.
O bar da faculdade, as danças de salão, as saídas para passeios turísticos, cinemas, teatros, visitas a museus de arte, tudo se faz importante e imperdível nessa etapa de vida.
O idoso renova suas energias, promove sua autoestima, vive mais intensamente, segue os objetivos programados e valoriza cada momento da própria existência.
Envelhecer não significa estar morrendo. Significa, antes, brincar como criança, contar piadas de salão, completar palavras cruzadas, aprender a jogar xadrez, caminhar na beira da praia e esperar o pôr do Sol, além de assistir o espetáculo das estrelas pontilhando o céu.
Envelhecer com saúde é um processo físico e emocional .Se nossos ideais se renovarem, na melhor idade, estaremos estendendo nossos dia de vida com qualidade, sabedoria e tranquilidade.
Os benefícios de buscar aprender novos ofícios, de um trabalho artesanal, de cursar uma Escola de idiomas ou uma Universidade, são inúmeros, e só acrescentam novas perspectivas, nova filosofia, novos estímulos. E se tornam um motivo para conservar o bom humor, a sensibilidade, a candura, a serenidade, a afetividade e vivências produtivas e gratificantes.
Mas, poderíamos pensar, e com razão:
- Mas para que voltar a estudar se não haverá tempo para exercer a profissão?
Só que esse não é o foco principal. Mesmo porque ninguém pode saber o que acontecerá amanhã, nem com jovens e nem com idosos.
O foco principal é voltar a viver com alegria, com novos ideais.
O motivo primordial é se cercar de gente carinhosa, companheira e agradável. É, antes de tudo, desfrutar de tanta energia, recebendo os benefícios de bem-viver a cada etapa de vida.
Se pudermos viver intensamente a cada dia, a partida nos será leve e consciente. E a tranquilidade será nossa companheira.
E se soubermos nos doar ao próximo, não faltará o conforto da hora final.
E seremos gratificados com a lembrança que deixaremos aos nossos amigos e familiares para todo o sempre, muito além, dessa breve passagem que nos foi dada como missão para cumprir nesse plano terreno.
KATIA CHIAPPINI
IDOSOS EM UNIVERSIDADE!
ResponderExcluir