Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

SEJA VOCÊ MESMA!

                    SEJA VOCÊ MESMA!

O mundo está passando por uma crise de identidade.
Estamos cercados de seres inquietos, agitados, desorientados e enfraquecidos pelas mazelas dos tempos atuais, tão incertos e dignos de temor. E onde o terror da população se faz sentir.
Nesse carrossel de turbulência nos encontramos rodopiando, sem direção, mas em busca de uma via segura para trilhar.
Mas, por esse motivo, não podemos nos deixar levar por palavras e atitudes em dissonância com nossos princípios e anseios.
As pessoas que nos cercam parecem querer nos sugar bem mais do que oferecer seus préstimos.
Se você encontrar uma amiga que só fala dela própria e nada pergunta sobre como tem passado, como está sua vida, desconfie de sua lealdade. Pessoas que só falam de si revelam um egoísmo recorrente.
Então, seja você mesma e se posicione e diga para essa amiga que ela pode e deve deixar a outra pessoa falar. 
Seja você mesma e não fique bajulando essa mesma amiga só porque ela está em melhores condições financeiras do que você.
Não queira ser igual a ela. Seja igual a você e não a inveje.
Se outra amiga falar de você pelas costas, tenha coragem de reagir e transformar essa amizade em uma relação apenas formal. Fale a verdade, tome partido de você mesma. 
O que não fizer por você, fará contra você. Dará a chance de outra pessoa agir em seu lugar, com intuito de se permitir lhe ferir.  
Ser você mesma é ser autêntica e retirar aquela máscara que lhe torna, às vezes falsa, às vezes diferente do que quer ser, do que deve ser, do que aprendeu ,em seu lar, com seus queridos pais.
Meu irmão, recebeu um pedido, quase uma ordem, de se filiar a determinado partido,quando trabalhava num órgão público.
Não admitiu essa intromissão e se posicionou a respeito. E defendeu seus argumentos. E falou que queria continuar a ser benquisto pelo seu desempenho como engenheiro e não por ser de um ou de outro partido político. Houve alguma insistência,durante alguns dias, mas meu irmão manteve inalterável a sua posição.
Depois de um tempo, soube que tinha sido admirado por possuir uma atitude condizente com sua maneira de ser.
Esse mesmo irmão recebeu uma medalha, por ocasião de sua formatura, por ter sido votado ''o melhor amigo'' da sala de aula.
Papai, mamãe e eu nos surpreendemos quando o vimos subir ao palco para receber a homenagem dos paraninfos da turma.
Nunca imaginaríamos que fosse o escolhido porque sempre se mostrou muito tímido, socialmente.
Mas, no discurso que ouvimos, embasbacados, foi preponderante para a escolha, uma simples qualidade de meu irmão: a honestidade.
Se você viver num mundo de ilusões, ou de desonestidade, ou se criar fantasias desmedidas, poderá se arrepender, em dado momento.
É  o caso de quem gasta mais do que ganha e se vê atolado em dívidas e aprisionado ao poder de agiotas que cobram, a qualquer custo, a dívida e os juros acrescidos.
Seja aquela pessoa que luta para obter um lugar ao sol, sem pisar no semelhante, e sim, por demonstrar seu próprio esforço e determinação.
Lute para ser quem sonhou ser e lute pelo que lhe falta, pelo que julga merecer.
Lute com sua verdade e não desvie do caminho mais difícil, daquele que vai exigir persistência e força de vontade.
Quanto mais lutar mais louros vai receber, pois a recompensa vem para quem faz uma boa semeadura. É apenas um reconhecimento que nos faz perceber que recebemos na medida de nossa doação e determinação de vencer as ervas daninhas.
Enfrente seus medos que não mais os terá. 
Vença por seu próprio trabalho e será recompensado e valorizado.
As pessoas honestas são notadas e admiradas, em nossos dias.
E mesmo que lhe digam para ficar do lado mais forte, cuide que essa força, não raro, pode ser uma força maligna, que visa derrubar você.
Escolha ficar do lado de quem lhe quer bem, de quem sabe tratar o semelhante com respeito, de quem não semeia discórdia, de quem não procura você por interesse.
Não permita que seus ''amores'' tolham sua liberdade, que tomem decisões que são apenas suas. Nem que lhe impeçam de trabalhar como sempre fez.
Seja forte, tenha um norte e siga sua bússola pessoal e seus ideais sonhados.
Seja amável e trate bem todas as pessoas.
Se uma amiga sua estiver descontrolada e gritar com você, sem motivo, releve isso, aproxime-se dela e dê-lhe um forte abraço. Essa atitude vai desarmá-la e ela lhe pedirá desculpas, com certeza.
Você não vai se arrepender de ser você e de viver com dignidade.
Só as pessoas de espírito evoluído e que respeitam o seu próximo, irão conseguir ter uma boa noite de sono, porque a sua consciência estará tranquila a respeito do dever cumprido.
Seja verdadeira, autêntica, transparente e boa gente.
Se for mamãe esteja presente, quando chegar ao lar. Conte histórias, converse com seus filhos, saiba ouvir suas necessidades, ria de suas ''palhaçadas e interaja com alegria.
Se precisar cuidar de sua vovó, faça-o com uma fisionomia alegre e não com cara amarrada. Sua atitude pode ajudar uma pessoa, como pode colocá-la para baixo.
E recupere sua identidade com coragem.
Volte a ser dona de sua vida, de sua vontade e de seu tempo.
Em qualquer idade, mesmo entre trovoadas e metralhadoras, lute por você.
Seja tudo o que acredita que possa ser e se permita viver sem véus e sem correntes opressoras. 
Liberte-se de quem lhe faz mal e acredite em quem lhe quer bem.
E nada da boca para fora e sim da boca para dentro.
Fale com seu interior e descubra-se melhor a cada dia.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: