Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 15 de julho de 2019

ETAPAS DE VIDA

                         ETAPAS DE VIDA

Infância-
Onde a imaginação infantil cria asas.
Na infância nossos pais estão sempre por perto e não podemos dispensar sua proteção.
Temos como obrigação o estudo e os deveres escolares. Nosso boletim é cobrado e as notas precisam estar na média.
A Escola e a família atuam na mesma direção
Nossos valores são estruturados de modo a nos propiciar um bom entendimento de nossos deveres como cidadãos, de como interagir para a preservação do planeta, por exemplo. 
Aprendemos a respeitar nossos pais, irmãos,professores.
As crianças são encantadoras, risonhas, travessas, interativas e costumam dizer a verdade, sem pensar no efeito das palavras, pois, são sinceras e sua logicidade, por vezes, nos traz boas lições.
Se uma criança for bem cuidada e amada por sua família, mais tarde, saberá ouvir os conselhos, dialogar e aceitar a preocupação dos pais, sem se tornar grosseira e egocêntrica.

Juventude-
Entre os 10 anos e os 21,aproximadamente, a criança se torna pré-adolescente e depois adulta. Entre uma faixa e outra o corpo se modifica, os questionamentos tomam vulto, as amizades são ouvidas bem mais do que a palavra  dos pais.
O adolescente parece saber tudo e disso se convence com facilidade. Surgem as primeiras ''dores de cotovelo', difíceis de superar.
Os pais precisam conversar com seus filhos, frequentemente, sobre todos os assuntos. Essa atitude promove a aproximação das gerações e cria confiança, indispensável para haver diálogos mais sérios.
O adolescente tem suas preferências, escolhe suas roupas, seus novos hábitos.
É época das noites na ''balada''. Nesse momento é preciso ver com quem o adolescente está se relacionando, pois há amigos que não se dão por satisfeitos, a menos que desviem outros para mergulhar em caminhos sem volta.
As amizades podem ser um caos na vida de um adolescente que não tenha os pais presentes e cientes de suas necessidades. 
Os vícios desviam dos estudos e criam conflitos recorrentes no lar.
Toda atenção é pouca. Todo o cuidado é bem-vindo.

Idade Adulta
Nessa idade espera-se pela escolha da profissão e pela intensificação dos estudos com metas pré-determinadas.
É a idade onde as responsabilidades tomam forma. Os filhos são exigidos e questionados sobre as horas de estudo.
Há uma transição sutil entre a adolescência e a idade adulta.E não é de uma hora para outra que ficamos adultos totalmente. Guardamos um pouco de adolescentes, pois as dúvidas se acumulam e precisamos resolver muitas questões relativas ao nosso futuro.

Idade Madura
Na idade madura temos mais tempo para gozar de nossa liberdade.
Os filhos criados dispensam aqueles cuidados de antes. Ainda nos preocupamos com eles, pois filhos têm um vínculo que não se rompe.Em qualquer idade continuam a ser filhos.
Mas, por outro lado, podemos passar toda a manhã na praça, tomando sol, observando o esplendor da natureza, sorrindo para as crianças, afagando um cão que se aproxima.
Podemos fazer viagens de cunho turístico, onde teremos outras senhoras ao nosso lado  e um guia atencioso que nada deixa faltar. Se quisermos, podemos nos matricular nos cursos de idiomas, frequentar a academia para manter o corpo saudável, assistir os filmes de nossa preferência e tomar o chá da tarde num Shopping,com nossas melhores amigas. 

Idade Plena
Chamo de idade plena a faixa entre 70 anos e, quem sabe, 90.
Depois dos 70 anos podemos dizer alguma bobagem que ninguém repara.Tudo se desculpa e se deixa de lado.
Somos observadas de perto. Algumas pessoas de espírito menos evoluído podem nos taxar de'' malucas'', por conta de nossa vitalidade e atitudes que nem mostram a verdadeira idade.
Essas ''malucas'' são seres encantadores.
Algumas dessas senhoras frequentam bailes e dançam muito bem.
E nada possuem de ''malucas .Isso porque ainda assinam o jornal para estarem atualizadas.Algumas aprendem a digitar, ou a tocar um instrumento, bem como a participar de corais.
A idade plena é aquela em que passamos a nos sentir ''donas do pedaço''. Temos a nosso favor a maturidade, a experiência e as vivências.
Aprendemos a valorizar as pessoas ao nosso redor e percebemos que precisamos nos tornar simpáticas e sorridentes para atrair as atenções.
Quem convidaria uma senhora de idade avançada, mas autoritária e presunçosa, para um jantar no restaurante ?
E quem gostaria de seguir visitando aquelas senhoras que só se queixam das doenças? E que falam o tempo todo sem saber ouvir?
Na idade plena devemos agradecer a Deus cada dia vivido com saúde.
Precisamos ser aquelas vovós que conseguem dialogar com seus netos e conquistar as atenções deles.
Reinventar a velhice é interagir de todas as formas com outras pessoas.
Há condomínios que promovem reuniões com a terceira idade e possuem uma estrutura diferenciada para atender a idade plena.
Semeando bondade iremos colher consideração, carinho, amizade e amor dos amigos e familiares.
Na idade plena podemos frequentar grupos de Musicoterapia que só trazem um efeito positivo e relaxante. Sabemos que a música promove verdadeiros milagres. Um deles é afastar a depressão que pode levar ao hábito de se isolar e depois à esquizofrenia.
Há condomínios que já se preocupam em manter um ambiente propício para que a idade plena se mantenha saudável.
Um dos objetivos é socializar e estimular a memória com jogos e atividades diferenciadas que congreguem o grupo.
Viva sua idade plena lendo poemas, cantando pela casa,, escutando música, ajeitando a rede para se embalar, na praia, jogando xadrez, roubando,de leve, no carteado.
Seja uma pessoa feliz, agradecida e temente a Deus.
Seja uma pessoa realizada na vida, como coroamento do próprio esforço. E conserve as amizades como preciosos tesouros. 
Quem souber viver adquirindo um crescimento espiritual, sem valorizar futilidades, será agraciado com a idade plena em sabedoria, voltando-se, em algum momento para o interior, buscando a centelha divina que ensina a amar o semelhante como Deus nos amou. 
E não seremos homens de pouca fé e sim homens de boa vontade, na plenitude do amor.
Sejamos seres plenos e serenos buscando interagir na idade avançada, praticando atividades programadas para nosso bem-estar 

KATIA CHIAPPINI 



2 comentários:

  1. Realmente a cada etapa que temos na vida vamos acumulando experiências que nos deixam mais maduros e consciente.Bela reflexão que vc sabiamente descreve.

    ResponderExcluir