Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 10 de junho de 2021

RECOMEÇAR A QUALQUER TEMPO

RECOMEÇAR A QUALQUER TEMPO


 RECOMEÇAR A QUALQUER TEMPO

Recomeçar é avaliar suas amplas possibilidades como ser humano.
É redescobrir mediante um fato triste, que você pode vencer desafios com bravura e persistência.
É não se deixar permitir ficar reclusa num quarto escuro imaginando que não tem quem goste de você,quem aposte em você.
Recomeçar é nascer muitas vezes das sombras que vão se desvanecendo como o espelho embaçado que se torna transparente, no dia seguinte, ao novo nascer do Sol.
Recomeçar é pintar com multicores tons as aquarelas que você abandonou na garagem da casa, ou no sótão escuro e já repleto de teias de aranha.
Recomeçar é tirar seus poemas da gaveta e postá-los nas redes sociais. É voltar a escrever suas experiências de vida. É deixar sonetos para um ente querido. É deixar vida pulsando no coração daqueles que serão tocados pela leitura de seus versos singelos.
Recomeçar é pedalar na bicicleta ergométrica, ingressar num curso de idiomas, aprender um instrumento, frequentar um culto religioso, visitar um amigo que deve estar lhe esperando por anos a fio.
Recomeçar é perdoar para ser perdoado, é não fechar as portas da compreensão, é quebrar os tijolos da rigidez, é aceitar o conselho materno e sábio, é ser humilde para admitir o erro.
Recomeçar é aprofundar sentimentos, é não insistir em sentir inveja do que prosperou mais do que você. Porque não devemos nos comparar ao semelhante, e sim, tentar dar o melhor de nós a nós mesmos.
Mesmo porque, se considerar que todos temos alegrias e tristezas e que a vida é uma eterna incógnita, a riqueza não é o parâmetro para a felicidade e nenhum bem material o é. A riqueza está nos nossos exemplos de vida, nos atos e nos fatos que nos tornam pessoas melhores e cuja evolução se deve aos valores espirituais que nos elevam, verdadeiramente.
É inútil cultivar aquela ambição vazia que só quer tirar vantagens e crescer às custas do esforço alheio, explorando e vilipendiando o próximo.
É inútil sair falando mal de tudo e de todos porque não consegue admitir que está com o espírito conturbado que lhe impede de voltar-se para seu interior.
Perceba o que deixou para trás e procure voltar a fazer. Descubra-se com vontade de trilhar um novo caminho, uma trajetória fértil.
Conheci uma senhora que amava tocar piano e que quando foi pedir ao pai que lhe matriculasse numa escola de música, esse assim falou;
- Nem pense nisso, já gastei demais com os estudos de violino de sua irmã.
Se algo semelhante aconteceu a você, busque, por si mesma, recuperar e renascer de uma sombria situação que lhe abateu inexorável e definitiva, naquele momento.
Seja sua própria agente, sua produtora, sua diretora e a protagonista no palco de sua existência. E não deixe a cortina do palco se fechar antes de se apresentar e de merecer os aplausos, com os quais sonhou receber, pelo seu próprio esforço e decisão.
Seja você a responsável pelo seu aprimoramento e pela realização de seus sonhos de infância ou adolescência.
Em última análise, seja aquela que vai retomar um novo caminho e redescobrir a força motriz, cujo alvo é a sua própria felicidade.
Descobri que a vida está sedimentada na decisão.
E essa pertence a você!
KATIA CHIAPPINI

Adélia Einsfeldt, Irma Costa e outras 3 pessoas
1 compartilhamento
Compartilhar

Um comentário: