UM TEMA COMPLEXO
Um peso e duas medidas?
Um peso e uma medida?
Dois pesos e duas medidas/
Dois pesos e uma medida?
Para algumas pessoas consultadas, se forem duas medidas haverá a necessidade de aplicar dois pesos.
Mas no sentido jurídico, não se deve aplicar dois pesos e duas medidas. Teoricamente, todos os cidadãos são iguais perante a lei, o que nos sugere um peso e uma medida. Mas cumpre-nos lembrar que observamos que as leis não estão contemplando a todos os cidadãos da mesma maneira. Os cidadãos são exigidos em seus deveres e não são ouvidos em seus direitos. Ou seja, alguns, pagam os impostos devidos aos cofres públicos, mas são vilipendiados e alijados da sociedade que deveria acolhê-los. E isso se deve a todo tipo de discriminação.
Segundo o entendimento da Bíblia Sagrada, o certo é haver um peso para ponderar as coisas e suas circunstâncias. Se essas forem iguais deverá haver só uma medida. Se houver dois modos de agir para o mesmo tipo de situação, estaremos defendendo a injustiça vigente, a manipulação maliciosa e o preconceito.
Diz a Bíblia; ( deuteronômio 25:13-16 )
- Não carregueis convosco dois pesos, sendo um leve e outro pesado ,nem duas medidas, uma longa e outra curta. Usai, apenas, um peso honesto e franco e uma medida honesta e franca, para viver longamente na terra que Deus, Nosso Senhor vos deu.
Pesos e medidas desonestas não são aceitas no evangelho que prega a palavra de Deus.
Quanto às outras indagações do título, vou declinar de comentar à respeito. mas deixo a senha para os leitores adeptos da pesquisa, seguirem buscando os esclarecimentos.
Deixo o exposto em aberto, inclusive para que se levantem os aspectos sociológicos e filosóficos do tema.
Um tema dessa relevância merece outras indagações e estudos.
A todos nós é dado o direito da dúvida, mesmo porque, sem ela, estaríamos parados no tempo.
Mas temo que considerando os parâmetros obscuros e sombrios da modernidade, Deus tenha se escondido entre as nuvens protetoras, para evitar ser interpelado de surpresa e, ainda, sem ter processado uma resposta à humanidade que ainda não O reconhece, bem como, não reconhece o seu próximo como igual a si próprio.
KATIA CHIAPPINI
UM TEMA COMPLEXO
ResponderExcluir