FRUSTRAÇÃO
É um estado emocional que resulta no bloqueio da motivação provocada por uma barreira que nos impede de alcançar um objetivo traçado.
Há um desânimo quando nossos esforços não são reconhecidos.
Frustração todos temos, mas , a tendência é pensar que ela é só nossa.
O mundo não é feito só de alegrias.
As vicissitudes nos tornam mais atentos, mais maduros e conscientes dos desafios a enfrentar.
Se a vida fosse perfeita ninguém teria a oportunidade de evoluir. Cada um de nós tem ao seu encargo, o dever de superar obstáculos, com determinação e tirocínio.
As frustrações podem ser em relação ao trabalho, aos estudos, à família.
Enfrentar as dificuldades, de tempos em tempos, é crescer assimilando cada momento como um tempo passageiro, onde aprendemos lições de vida.
Quando um casamento é desfeito surgem frustrações tantas que nos levam a pensar que somos seres impotentes e incapazes de resolver as situações conflitantes: a guarda dos filhos, o valor da pensão alimentícia, a necessidade de mudar a escola dos filhos.
Quando ingressamos na universidade, às vezes, mudamos de curso, ao longo do semestre, visando uma melhor adaptação aos nossos anseios.
Ou pedimos demissão do emprego para aceitar melhor proposta salarial, ou um ambiente de trabalho mais preocupado com o bem-estar do trabalhador.
Convém lembrar que não temos o controle de todas as coisas, mesmo que façamos o esforço máximo para atingir um objetivo.
Precisamos aceitar que nem sempre temos autonomia para lidar com as contrariedades que se interpõem no caminho.
Temos que estar atentos para o fato de que as frustrações podem afetar nossa atividade diária.
Os prejuízos podem ser psicológicos e também físicos.
Nesse momento convém buscar a ajuda de um profissional.
Lidar com a frustração implica em aceitar a realidade dos fatos, estabelecer nova linha de atuação, ampliar as expectativas, dar tempo ao tempo.
É preciso escutarmos a nós mesmos para entender melhor nossos sentimentos. E para descobrir o melhor modo de agir em benefício próprio.
Se conseguirmos adquirir um novo olhar sobre nosso comportamento e não criarmos expectativas fora de nossas possibilidades, estaremos investindo no autoconhecimento para superar, com propriedade, as situações frustrantes que, furtivamente, atravessam nossos passos, às vezes, já cansados da luta insana, mas ainda, eivados de esperança.
Katia Chiappini
Supere suas frustrações!
ResponderExcluir