SORORIDADE
Esse termo muito utilizado modernamente significa irmandade.
É derivado do Latim e significa buscar a fraternidade
No italiano temos a expressão sorella que significa irmã.
As mulheres se agrupam em comunidade para defender seus direitos e temas relativos às leis que as protegem, se filiam a sindicatos e associações com o objetivo de se sentirem mais representadas em suas reivindicações.
A sororidade traz o desejo de buscar os direitos femininos e seu cumprimento. É uma prática inerente âs mulheres que apoiam umas as outras em prol da justiça social.
Os temas tratados buscam corrigir injustiça no trabalho, salário desigual ao do homem, pouca valorização .
O assédio físico e moral está tornando maior o índice de feminicídio. Está atingindo níveis desastrosos e vergonhosos para o pais que deveria se apropriar do tema, já que
não o faz com dignidade e constância
Os preconceitos e o assédio atravessam a história e parecem se perpetuar, o que causa um desequilíbrio familiar insustentável e inadmissível.
As redes sociais divulgam casos e casos de agressões entre casais, mesmo na frente dos filhos.
A educação ainda em tons machistas, ajuda a desconstruir a importância da mulher no lar e no trabalho que desenvolve fora de casa.
A prática da sororidade busca reconstruir a sociedade, dando âs mulheres o espaço que nunca deveriam ter perdido.
As mulheres querem se reerguer e atingir o merecido lugar em sociedade. Elas se apoiam e crescem como uma organização que merece ser vista com seriedade.
É preciso dar uma resposta ao machismo exacerbado desfraldando a bandeira da igualdade, da fraternidade e respeito.
A prática da sororidade contribui para a coesão social tentando preservar o espírito de fraternidade entre os povos.
Ainda há muito a conquistar. Mas, mulheres não fogem da luta nem de seus princípios básicos, nem de seu direito de ir e vir sem ser molestada.
Que a ética e a política se voltem para a defesa dos direitos femininos e que a sororidade se faça cada vez mais presente nessa batalha e que o preconceito não seja o eleito das políticas públicas.
KATIA CHIAPPINI
SORORIDADE
ResponderExcluir