Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ENSAIO DESPRETENSIOSO:: LEITURA

                                 A LEITURA

A leitura torna os seres ávidos pelo saber, curiosos, inquietos, imaginativos.
Trata-se de registrar a história da humanidade, descobertas, novos mundos e percepção de acontecimentos que mudaram o tempo e o espaço. É um estudo científico nas mais diversas ramificações, versando sobre os inventos, sobre a evolução da medicina  no que se refere ao tratamento e cura das doenças de maior gravidade.  É uma forma de avançar na tecnologia, na automação de sistemas, na robótica, nos estudos da galaxia e de seres extra terrestres.
É pela leitura que o homem submerge dentro de si procurando se conhecer para depois aceitar seu semelhante e saber conviver em sociedade sem conflitos.
Nunca se escreveu tanto como hoje. Mas há um grande número de informações fúteis, sensacionalistas, imediatistas e de conteúdo precário e que não se sustentam por muito tempo.
Há a indústria da porno-chanchada, do erotismo, da exibição do corpo, que multiplica dólares e euros.
Nesse contexto todo lembramos que o papel do professor nas escolas é fundamental. Mas esse precisa seu um bom leitor e uma pessoa que saiba discernir o joio do trigo.
Além de ser um bom leitor, o professor precisa fornecer as armas para que seu aluno escreva com correção e clareza a língua pátria.
Aí precisamos do estudo do vocabulário, da análise morfológica e sintática, da acentuação, do estudo da fonética e outros.
E um bom leitor deve ser ensinado a interpretar o que leu, a observar e saber citar as características dos personagens, a logicidade do texto, a intenção do autor ao escrever. Esse é um trabalho minucioso e exige um real preparo do professor, tanto um conhecimento teórico como a sensibilidade para transmitir e fazer com que o aluno queira ler determinada obra.
O próprio professor e alguns alunos devem ler para a classe de estudantes, trechos significativos das obras e buscar os aspectos que devem ser salientados nas mesmas.
Para escrever um livro didático o professor precisa de tempo e essa é uma tarefa árdua. O livro deve atingir tanto o aluno como cair nas graças do professor. A editora dará seu aval ou não. Ela precisa ter em vista a comercialização e o alcance no mercado para que a obra seja vendável ,para que saia das prateleiras.
Uma boa biblioteca na escola pode estimular e conduzir o aluno para o prazer de ler. O acervo deve estar atualizado e as estantes limpas e completas. E a bibliotecária não é apenas a responsável pela organização das prateleiras. Ela deve ter capacitação para indicar os livros, falar sobre o tema, orientar por idade e escolaridade e adequar o tema aos leitores.
Os currículos escolares seguem uma boa planilha, apresentam seu conteúdo para os conselhos de classe e são bem idealizados.
Mas os professores precisam, por vezes, de 60 horas aulas semanais para ganharem seu sustento. E como vai encontrar tempo para fazer um curso de atualização. E se isso lhe é vedado, como pode se dizer um bom professor?
E os governantes descontam o horário do curso e desestimulam o professor a frequentá-los, nas escolas estaduais.
Todo esse trabalho escolar precisa ter o respaldo dos pais e a sua colaboração,ao comparecerem às reuniões agendadas para o debate desses temas de interesse da comunidade.
Num lar onde o livro é visto na mesa da sala, na poltrona do quarto, na mesa de cabeceira, em cima da estante do escritório, na pasta de trabalho do pai, por exemplo, é possível que o exemplo se propague para os filhos. Porque vai despertar a curiosidade e a vontade de perguntar:
- Que livro é esse?
Estimular a leitura é criar os meios necessários para que os programas feitos se concretizem no ambiente escolar e em casa.
E ninguém precisa deixar o futebol de lado nem a novela preferida.
É só dedicar a metade desse tempo para se envolver com a leitura de boas obras.
E todo esse quadro é complexo porque envolve uma política que se preocupe com a educação e que se envolva com a redistribuição dos recursos dos orçamentos feitos anualmente. Todo esse quadro, não prejudicará o futuro do livro?
Acredito que se as editoras também fizerem um empenho especial com a publicação de obras de qualidade, cuidando da diagramação, da parte gráfica e estética, do papel empregado e da escolha da letra, dos espaços, será uma aliada nesse processo que trata da divulgação e venda de bons autores .Trata-se de inovar.
Eu compraria, com prazer imenso, um livro de minha preferência que tivesse um perfume de rosas.
Sentaria num banco de praça, ao ar livre, para me deliciar com o texto e com o aroma.
E nesse especial instante, nenhuma outra rosa seria mais perfumada e nem melhor acolhida do que o livro que  estivesse me levando a  criar um mundo de sonhos bem como a viver o sonho de seus personagens. 

                                     KATIA CHIAPPINI






3 comentários:

  1. Parabéns pelo tema escolhido, importante para os jovens e adultos que estão entrando para o mundo da leitura.Ler é viver, todo bom leitor, além de todas as orientações do texto, deverá ter senso crítico para não tornar-se um alienado. VELEJ.

    ResponderExcluir
  2. Sim,importantíssimo: a alienação é o caos total da humanidade!

    ResponderExcluir