Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SOBRE LIDERANÇA!

                            A LIDERANÇA

Tanto se fala sobre liderança que me parece um tema relevante.
Os grandes líderes da humanidade conquistaram outros mundos e muitos seguidores. Sem falar do mérito, há lideranças que já  conseguiram alavancar um povo e outras que o delapidaram.
Sempre pensei que a pessoa nasce com esse especial dom de liderar Mas, certamente, pode ser enriquecido com as experiências e formação específica. Normalmente essas pessoas possuem uma vivacidade e observação aguçada e um poder de comunicação e iniciativa ímpares É como se fossem munidas de um radar próprio porque nada lhes escapa. Um líder competente sabe advertir e corrigir como elogiar. E sabe que o elogio é um estímulo para qualquer pessoa. Mas deve ter firmeza para atuar e sensibilidade para não magoar.
Conheci um líder de empresa que não satisfeito com o resultado mensal, em relação à produção, chegou numa reunião que convocara, atirando ratos mortos na platéia, como se os chamasse de ratos e ratazanas também . Pois chamar de rato é como dizer que falta competência, é chamar de um ser menor e insignificante.
O líder precisa estar ciente do desenvolvimento da empresa, do início até a obtenção do produto final. Deve acompanhar todo o processo e entender realmente dele. Se assim o fizer não terá medo de sugerir e executar mudanças e inovações que possam reverter o quadro  em prol da comunidade.
O verdadeiro líder não teme desafios e se lança com vontade de ampliar os resultados obtidos no mês anterior.
Ele precisa delegar competências, diversificar as áreas de atuação e formar uma equipe de trabalho que vista a camiseta da empresa.
Uma boa liderança deve se inteirar do livro caixa da empresa e se manter informado sobre balancetes parciais e sobre o balança geral.
E se notar que há desperdício precisa agir.
Como em todas as áreas de ensino e de trabalho, as especializações e atualizações devem fazer parte dos planos do líder e da empresa como um todo. Mas o líder que se preza vai se matricular em cursos por vontade própria, sem esperar que a empresa se envolva financeiramente.  
Quanto mais competente for o líder mais poderá exigir de seus subordinados. Também esse empenho irá contaminar a todos que passarão a acreditar no bom desempenho da empresa.
Então, já concluímos que o líder deve entender de vendas, da área comercial, dos lucros e eventuais prejuízos.
E existe uma ética profissional a cumprir: saber se portar com dignidade.
Minha filha trabalhou numa empresa e desenvolveu um projeto brilhante, em certa ocasião. Levou um tempo para concluir, apresentar ao grupo, resolver as dúvidas a respeito da aplicação e produtividade.
Mas quando o produto que ela desenvolveu, desde os primeiros cálculos, foi lançado, percebeu que seu chefe assinou a autoria do mesmo e nem lhe deu satisfação.
Isso é um exemplo de falta de ética e honestidade.
Então, ser chefe nem sempre é ser correto. E, ser líder vai além, é ser criativo e ser seguido pela confiabilidade. Só quem é ético saberá motivar um grupo para cumprir uma ou outra tarefa.
Entre a emoção e a racionalização, fique com a última nos procedimentos empresariais.
Pode se apelar para a emoção em conluio com a racionalização,
na hora de apresentar o foco da empresa. Pois, em última análise, as metas a cumprir vão se direcionar para esse foco. 
Quando fui diretora de escola, resolvia diretamente com as partes envolvidas os conflitos. E se a queixa era do aluno com relação a algum professor, eu reunia apenas o aluno e o professor em minha sala e essa maneira de agir sempre me pareceu a melhor. Em relação aos alunos que brigavam, fazia o mesmo e acabavam se entendendo melhor do que se eu convocasse o serviço de orientação educacional que envolvia outras pessoas numa reunião mais formal. Então, ser discreto é uma grande qualidade.
O bom senso também se impõe para ser um líder competente. Mas tudo o que se falar de liderança não irá substituir um certo carisma.
Também me lembro de que quando faltava um professor para preencher a grade das aulas, eu sugeria que um professor de educação física reunisse duas turmas no pátio, dentro do mesmo horário. E, depois, bem mais tarde, fiquei sabendo que os professores nunca me negavam esse favor, mesmo ultrapassando a carga horária, apenas porque eu chegava com delicadeza e procurava falar com carinho e já ia agradecendo a gentileza, antes de saber a resposta que me dariam.
Muitas lições aprendi com essa liderança na Escola. Mas saliento que o importante é ser flexível, aceitar sugestões nas reuniões de equipe e não querer sempre ter a última palavra sem ouvir o grupo.
Creia, ser líder é querer ser uma pessoa melhor e não um ditador contumaz.
Liderar é lutar pelo bem comum e se tornar confiável aos olhos dos subordinados e da direção da empresa.

                                      KATIA CHIAPPINI



3 comentários:

  1. O espírito de liderança deve ser desenvolvido, para que as pessoas saibam realmente como tratar com os outros e com os problemas que porventura surgirem. Teu texto, tendo por base a tua experiência, ficou muito interessante. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA:TENTEI DAR UNS TÓPICOS PORQUE O ASSUNTO ESTÁ EM ABERTO, HÁ MUITO A DIZER E O ASSUNTO É POLÊMICO.
    CADA PESSOA TEM UMA VISÃO DIFERENTE DE COMO FORMAR UM BOM LÍDER.

    ResponderExcluir