Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 14 de julho de 2014

YMA SUMAC: UMA DIVA!

                          YMA SUMAC!

Yma Sumac ( 1922-2008 ), soprano peruana, foi conhecida como princesa do povo inca. Em 1950 se tornou um sucesso internacional baseada no fato de possuir dotes vocais incontestáveis. Nessa época uma cantora de ópera atingia 2,5 ou 3 oitavas de extensão vocal. Mas Yma Sumac tinha a capacidade de alcançar 5 oitavas: um raro registro vocal. Ela entoava o sobre agudo, agudo, médio e grave.
Foi casada com o maestro Moisés Vivanco e gravou as primeiras canções folclóricas pelo selo Odeon.
Quando exercitava o sobre agudo imitava o som dos pássaros e seus gorjeios magníficos. Sua voz foi considerada a mais perfeita de todos os tempos e a de maior alcance. E com igual facilidade transitava entre os agudos e graves, de forma natural e sem retoques.
Na apresentação da ópera ''A Flauta Mágica'', sua voz era a própria flauta. E o público ficou, por vinte minutos, aplaudindo, de pé, a artista, em sua performance.
Yma Sumac se apresentou em concertos, em filmes, em óperas e concluiu vários álbuns de músicas, em L.P. Está no documentário ''Yma Sumac, a princesa dos Incas''.
Trabalhou em ''O segredo dos Incas,'' com Charlton Heston, em 1954. 
Os críticos diziam que ninguém a superava nas óperas.
Meu pai me presenteou com um desses discos e durante a infância eu convidava minhas colegas para ouvir o som dos pássaros que ela imitava com perfeição.
É esse álbum que postei aqui.
Confiram o som dessa artista de renome, de uma beleza exótica e de uma voz transcendental.
Yma Sumac nasceu em Cajamara, no Peru. E tornou o seu país conhecido em todo o mundo divulgando o canto do seu povo e os costumes e tradições de sua terra.

                                    KATIA CHIAPPINI
                      e-mail: katia_fachinello42@hotmail.com




Um comentário: