ONDE É O MUNDO?
Se nos preocuparmos com o planeta, com a sustentabilidade, com a preservação da espécie animal ameaçada, com o eco-sistema, enfim, estaremos falando de um mundo amplo, onde os astronautas já estão explorando novas formas de vida em outros mundos.
Se nos preocuparmos com as pessoas que vivem ao nosso redor, então, o mundo será mais restrito.
Se tivermos noção dos princípios básicos do bem viver, teremos muitas indagações em suspenso. E nem os estudos de ordem filosófica, científica ou teológica serão suficientes para um total e real esclarecimento.
Se nos preocuparmos em acumular bens materiais e poder, o nosso mundo será habitado por fantasmas, sonhos impossíveis, nebulosas.
E a angústia e a insatisfação vão nos consumir sem piedade.
O mundo não se limita a uma só e definitiva conceituação.
Cada ser tem um propósito nesse mundo e deve se perguntar:
-Qual é o meu propósito?
Deve exercer o livre arbítrio com responsabilidade e sabedoria para se encontrar como pessoa e gostar do que vê. E devemos nos lembrar de que a consciência não nos deixará descansar, à noite, no travesseiro, se nos dissociarmos de uma conduta correta.
De que adianta uma senhora ser catequista de crianças que se preparam para o batismo, se em sua casa, os filhos ficam se drogando e não recebem orientação necessária? E quem, se não forem os pais, vão curar suas carências acumuladas?
E o que dizer da madame ''humanitária'' e economicamente resolvida que separa parte de seu ganho para auxiliar as comunidades carentes? O que pensar dela se seus filhos sofrem maus tratos e humilhações no próprio lar? E se ela própria ameaça deserdá-los? ( Joan Crawford, a atriz, fez isso com seus filhos.)
Então podemos nos perguntar:
-Onde está o mundo no qual quero viver?
Tenho observado que as famílias que vivem quase em estado de subnutrição são as que se ajudam e se confortam mutuamente.
E essa reciprocidade não se vê nos ricos que só se preocupam em acumular bens materiais, mas que ao mesmo tempo, acumulam a desumanidade, a prepotência e a soberba.
Acontece que, justamente os ''poderosos'' são bajulados e paparicados por interesses outros, que nada tem a ver com amizade.
E o mundo dos bacanais, orgias, sexo grupal regado a bebidas com teor alcoólico? Esse é o mundo cão que se transforma em submundo, um verdadeiro inferno na terra.
E o mundo do crime? Alguns cumprem pena, saem da casa prisional e são assassinados. Porque conforme o tipo de crime a sociedade não perdoa. É chamada queima de arquivo que sofrem os estupradores, pedófilos, assassinos de crianças e mulheres indefesas ou os que não acertaram suas dívidas com os traficantes ou tentaram sair desse mundo das drogas.
Suzane, a que mandou matar seus pais e presenciou o ato cruel, obteve liberdade vigiada mas se sentiu ameaçada fora da cadeia. Então, fez um pedido ao juiz que a recolheu de volta, num caso sem precedentes, visto que teria condições financeiras de manter seu próprio sustento. E de lá nem pensa sair.
O mundo de cada um está baseado nos princípios de caridade, simplicidade, honestidade e justiça. O verdadeiro não é o mundo das aparências.
Deus pregou o dízimo que tem sentido mais abrangente do que o que se imagina.
Se você ganha um salário que contempla suas necessidades e tem uma vida bem estruturada, deve pensar em ajudar um orfanato, um asilo, deficientes visuais e auditivos, com parte de sua renda, a seu critério. Ou, se preferir, levar roupas e alimentos ao local. Ou doar alguma importância em dinheiro para a compra de medicamentos.
Você pode visitar uma criança, convidá-la para tomar um sorvete ou comer um lanche no melhor shopping da cidade. Pode se tornar padrinho ou madrinha dessa criança e dar a ela uma especial alegria convidando-a para fazer a ceia de Natal com sua família. Verá que o brilho no olhar ou a lágrima nos olhos, ao abrir o presente, será sua recompensa maior.
Vale lembrar que os ex-drogados pagam o dízimo trabalhando nas instituições para recuperação de usuários de drogas. É um gesto simples mas de grande valor moral e humanitário.
Esse é o sentido do dízimo: repartir o pão, como pediu Cristo, no evangelho. O sentido do dízimo é se doar ao próximo como forma de agradecer as bênçãos que você recebeu desde o seu nascimento.
Pergunte-se algumas vezes:
-Estou conquistando o meu mundo com meu próprio trabalho e determinação de não prejudicar meu semelhante?
E preste atenção no seguinte:
Se você encontrar um amor verdadeiro para dividir as horas boas e as más, pense em conservá-lo. Se chegar esse momento, construa uma família e se dedique a prover suas necessidades.
Saiba que amar é uma arte e um exercício diário que lhe faz sair do comodismo e do egoísmo, em prol das pessoas que lhe são caras.
E, quanto ao amor, somos eternos aprendizes.
S e você tiver na vida aqueles momentos íntimos, onde duas pessoas se transformam numa só, tal a fusão de corpos, almas e sentimentos, guarde essa imagem com você. Ela será seu estímulo para preservar seu bem-estar e o de sua família. E sempre que tiver um ímpeto de abraçar e beijar ou sussurrar no ouvido aquelas intimidades, vá em frente e não economize declarações de amor.
E, um dia, já consciente de que está feliz, vai se aproximar sorrateiramente, e gritar em alto e bom som, essas breves e mágicas palavras que poucas pessoas têm a felicidade de ouvir:
-Fique comigo: meu mundo é você...
KATIA CHIAPPINI
MEU MUNDO É VOCÊ...
ResponderExcluirExelente texto, não sei se tens Katinha, mas deverias ter uma coluna no jornal, és ótima escritora,se faz entender com maestria, o que nem todos conseguem. Parabens querida ! Bj.
ResponderExcluirOBRIGADA. TENHO ALGUMAS PUBLICAÇÕES SOLTAS,ESPORÁDICAS, APENAS.
ResponderExcluirSE ESTIVESSE MAIS INSERIDA NO MEIO, TALVEZ PUDESSE TER ESSA CHANCE!