Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PRIMAVERA

                              PRIMAVERA
     

Estamos recebendo mais uma estação das flores, das noivas, de novos amores, de passeios ao ar livre, de caminhadas orientadas.
É uma estação rica em paisagens. O canto dos pássaros se faz ouvir, o sol nos brinda com seus raios mais intensos. Mas o amanhecer e o entardecer se tornam agradáveis e a temperatura nos permite ter disposição para cumprir com as ocupações do dia. 
Sempre senti que o sol é uma bênção em nossas vidas .Mas o sol da Primavera nos aquece durante o dia sem ser excessivo. E os dias começam a se tornar mais longos. Na terceira semana de outubro já teremos o horário de verão que vai nos permitir planejar longas caminhadas. E o exercício se faz necessário à saúde. Podemos pedalar, nadar nos clubes  e estender o dia.
Podemos, aos finais de semana, levar nossas crianças para brincar nas praças e levar um lanche para estender o tempo de lazer.
Os pais aproveitam para passear de carro com seus filhos ou dar uma chegada na praia. Começam os preparativos para sair nas férias de verão, tanto para as praias como para sítios ou serra.
A Primavera deixa toda a cidade em festa porque a natureza nos brindou com muitas avenidas arborizadas e podemos ver toda a vegetação florescendo em todos os lugares.
A brisa bate no rosto, varre as calçadas e renova o ar. A chuva vem suave, deixa a garoa e vai embora discretamente. A garoa afaga o rosto e nos deixa sentir o cheiro da terra molhada. Ao entardecer o sol se esconde e a lua aparece no céu com seu séquito de estrelas .
Quando o vento bate nos jardins é como se estivéssemos assistindo a um bailado. Dançam as árvores, os frutos, as flores. E os trigais dourados apresentam uma coreografia mais intensa e de beleza sem par. Acasalam-se os peixes nos lenções d'água e se mostram na beira do rio sob a transparência espelhada. Os pirilampos dançam em circuito e as pitangas maduras se ruborizam.
Aqui, bem no centro da cidade de Porto Alegre, onde moro, acordo com os pássaros e seu canto matutino. É um lindo contraste com o barulho dos carros e lotações se movimentando pelas ruas.
Moro quase ao lado de uma escola e tenho o privilégio de ouvir as vozes infantis e todo o movimento da entrada e saída dos estudantes. E, se olhar pela janela, vejo os pequenos jogando futebol no recreio e as crianças do maternal brincando nos escorregadores, gangorras e balanços.
Do outro lado do apartamento, em outra janela, tenho a visão do Cais do porto e dos navios de carga atravessando o rio Guaíba.
De outra janela, ainda, posso fazer o sinal da cruz e uma prece silenciosa, olhando para a torre da Igreja de Nossa Senhora das Dores, uma das mais tradicionais da cidade e das mais antigas.
Desejo a todos os leitores uma feliz Primavera, novos sonhos, novas conquistas. E que a estação traga a união da família, a roda de chimarrão, o prazer de um bom churrasco entre amigos, um jogo de futebol aos finais de semana. Para os aposentados desejo que possam se encontrar nas praças para jogar cartas, dama, moinho, jogo da velha e xadrez. Para os intelectuais, em especial, desejo uma boa investida na feira do livro, a audição de concertos ao ar livre e, ao final da tarde, um convite para tomar um cafezinho no bar com os amigos. 
E se vocês estiverem estremecidos em seu relacionamento pessoal, levem em conta que todos temos defeitos e que nem uma vida toda é suficiente para atingirmos a perfeição. Avaliem, com carinho, as perdas e ganhos e busquem o equilíbrio e o bom senso antes de tomar decisões precipitadas e impensadas. E, lembrem-se, de que a Primavera é a estação dos amores porque toda a natureza se reproduz, colhe os frutos da semeadura e se renova. Tudo e todas as coisas entoam seu hino à Primavera. 
SE nós também pudermos cantar o amor porque calar?
Feliz Primavera!

     KATIA CHIAPPINI                          










                                 email:katia_fachinello42@hotmail.com

Um comentário: