TERCEIRA IDADE
A terceira idade é uma passagem de sua vida e privilegiada. Você já criou seus filhos e os vê independentes e donos de si. Há uma satisfação especial em brincar com seus netos, em conviver em família, em festejar seu aniversário reunindo todos eles. Nessa idade você merece só alegrias e o reconhecimento por uma vida dedicada aos seus. Não quer ser magoada e nem magoar. Você tem direito de se expressar e de ser ouvida como sempre foi e de não ser tolhida em sua liberdade. Muito já se sacrificou para manter a família unida e tentou dissolver conflitos de toda ordem para manter a harmonia. Decida-se pela boa colheita. Então, receba suas amigas para o chá da tarde, relembre fatos que lhe dão prazer, ouça as histórias das outras e dê umas boas risadas com essa turma que sempre foi fiel a você.
Não julgue ninguém porque precisa aprender a respeitar o pensamento alheio. Você também deve ter errado muitas vezes.
Enfrente seus desafios e viva com prudência porque tudo o que fizer trará consequências que serão de sua responsabilidade. Nem sempre a vida lhe parecerá justa mas vá em frente. Seja solidária, questione a veracidade dos fatos e não aceite tudo o que lhe disserem. Não perca sua personalidade sob hipótese alguma.
Reavaliar seus procedimentos é importante. Se precisar, dê um passo atrás para depois retornar com mais certeza do que quer para sua vida.
Auxilie filhos e netos mas preserve seu espaço. Aquele do qual necessita para se sentir inserida no mundo. Não faça só o que agrada aos outros mas a você mesma. A renovação precisa ser constante porque você precisa encontrar novas formas de viver, de se ocupar e de se tornar produtiva. Mas seja coerente com você mesma. Busque sua verdade e lembre-se:
- Não há um padrão a seguir para ser feliz.
Apenas seja vigia de suas fraquezas e não caia em tentações. Não se deixe envolver por caminhos escusos que poderão se tornar uma prisão da qual não haverá saída. Permita-se deixar levar pelo desejo de praticar o bem e torne-se útil ao seu semelhante. Crie novos grupos de convivência, novas amizades e oportunidades de se realizar como pessoa.
Evite brigas em família e seja uma mediadora nas situações de conflito entre pais e filhos. Seja sábia e não emita opiniões se não for solicitada para fazê-lo. Seja amiga do seu genro, de sua nora e de todos da família que vai, naturalmente, se ampliando. Mas que você construiu com seu esforço e presença. Continue a ser o equilíbrio, o fiel dessa balança familiar, a palavra sábia, o conforto. E seja íntegra, justa e autêntica, independente da idade.
E o amor?
Bem, se você estiver sozinha e encontrar um parceiro que saiba respeitar suas peculiaridades, suas necessidades e carências, deve se dar uma chance de ser feliz em um novo relacionamento.
Mas perceba que esse amor precisa ser gentil, amoroso, presente, companheiro, cúmplice e verdadeiro. Essas qualidades são essenciais para que construa uma vida a dois, bem mais do que a necessidade fisiológica de ambos.
As pessoas não se separam por falta de sexo e sim por falta de laços consistentes de um verdadeiro amor. E esse vai além de um momento obtido sob os lençóis de cetim.
Mas esse amor tardio é sempre um risco .Precisa analisar todas as circunstâncias, programar todos os passos e pensar se está disposta a se arriscar.
E dizem que ''quem não arrisca não petisca''
KATIA CHIAPPINI
TERCEIRA IDADE E UM PRIMEIRO GRANDE AMOR! É POSSÍVEL?
ResponderExcluirCADA UM QUE DÊ A SUA RESPOSTA.
EU PENSO QUE SIM,É POSSÍVEL.