Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

''TAMO JUNTO''

                           ''TAMO JUNTO''
Enquanto me dirigia ao Banco para conferir os parcos rendimentos de uma professora aposentada, no caso, eu mesma, ouvi um cidadão passando pelo outro e perguntando:
- Qual é?
E a resposta veio rápida:
-''Tamo junto''
Nada mais foi dito e cada um seguiu sua trajetória matinal.
Mais adiante novamente a mesma cena:
-Qual é meu?
E a resposta:
- ''Vamo que vamo''
Mais adiante ainda um cidadão vestido com roupas modestas e desbotadas falou ao outro:
-Te espero no domingo para um churrasco,antes do futebol
E a resposta:
- Pode deixar que levo a cerveja.
Essas cenas de rua, em tempo de Natal, fazem pensar que os mais humildes são os mais generosos.
Quem vive com menos parece trabalhar com mais correção. Não exige muito da vida. Vai seguindo seu rumo, com uma remuneração pequena e um coração grande.
Nesse meio, as pessoas repartem o alimento, cuidam umas dos filhos das outras, prestam seu apoio nas doenças e se preocupam com o bem-estar dos vizinhos.
E essas criaturinhas de Deus são mais simpáticas, agradáveis e comunicativas .Quantas delas cuidaram de nossos filhos e netos com desvelo ?
As pessoas que se aposentam para viver das lidas do campo, ou da lavoura, não pensam em voltar a viver na cidade grande. Elas voltam às raízes e se beneficiam com o ar puro e a paisagem que Deus fez, por bem, criar.
Se já criaram seus filhos, nada melhor do que fugir dos perigos da cidade grande, das preocupações com a lentidão do trânsito ou poluição sonora.
Prefiro conviver com pessoas humildes de boa formação do que com aquelas que nos olham com sarcasmo, porque não estamos nos vestindo de acordo com as últimas tendências da moda.   
É claro que eu gostaria de encontrar pessoas simples com curso médio, pelo menos.
O aprimoramento da linguagem, por exemplo, é importante para se obter uma colocação que nos dê um salário digno e uma possibilidade de crescer.
Mas entre esse povo que se cria hoje, sem limites, sem decência e só com os olhos voltados para a ambição e o poder, às custas do trabalho alheio e explorado, e o outro povo que trabalha e se sustenta com honestidade, prefiro me comunicar com esse último.
Quem se ajuda Deus ajuda e com certeza não abandona.
Esse é o espírito natalino: amparar o semelhante.
E, nesse sentido ''tamo junto, irmão.''


KATIA CHIAPPINI


Um comentário: