APOSENTADORIA
Aposentadoria é o tempo do desafio que se faz presente ao final de muitos dias trabalhados. É tempo de recomeçar a mudança interna.
Aposentadoria não quer dizer inércia. E não significa se deixar ficar deitada, em todo o comprimento, numa rede, de pernas para o ar.
Aposentadoria é a oportunidade que temos de mostrar nossa inspiração maior, é buscar mudanças, constantemente. A cada dia vivido, precisamos acrescentar mais um pequena missão. Essa é decorrente da iniciativa que transforma o momento e traz novo impulso à energia circulante.
Quem vive mais e preserva sua qualidade de vida, é justamente quem se mantém ocupado.
Vamos caminhar com passos mais lentos, com a postura encurvada, com a vista mais cansada .Mas a jornada continua e a paisagem continua a nos brindar com a fauna e a flora, com sua pujança.
Nossos filhos e netos esperam que nossa presença seja um benefício e não um sacrifício.
Aposentar-se é mais um tempo que a vida nos presenteia. Não para promover nosso isolamento e sim, nossa interação com a atualidade e com o pulsar de um coração mais caridoso, menos belicoso, mais solidário e menos solitário.
Mas cada um faz suas escolhas para merecer o reconhecimento.
Se quisermos cultivar as amizades sejamos amigos, sejamos sorridentes e convincentes.
As pessoas que entendem que aposentadoria não quer dizer não fazer nada, são as que colhem a melhor semeadura.
Só terá a melhor idade quem a tornar produtiva e fértil em todas as direções.
Cuidar da saúde do corpo, do espírito, da alma, é nosso dever. Cuidar de preservar a fé e a esperança, é fundamental.. Agradecer a Deus por mais um dia, é lembrar de que o Criador é nosso Pai. Aceitar a chuva como prenúncio de um solo menos árido é amar a terra que nos alimenta e da qual dependemos para um crescimento saudável. Afinal, o Sol sempre volta.
Todas as coisas que ainda não fizemos e que deixamos para trás podem ser recuperadas. Essas seriam os trabalhos manuais, o estudo de um idioma, o aprendizado de um instrumento. Exercitar o corpo com atividades bem planejadas e sequenciais, é de suma importância. Levar os netos para andar de balanço, passear com o cachorro, assistir aquele filme que voltou às telas, levar uma amiga para tomar o chá da tarde, voltar a frequentar as aulas de pintura, praticar voluntariado, preparar, pelo menos, uma única vez, um lanche para entregar ao homem faminto, é buscar o sentido da vida. Dar uma palavra de conforto ao homem que dorme na calçada e perguntar se ele não gostaria de ser levado para um abrigo público, é bem mais do que jogar uma moeda aos seus pés e seguir caminho.
A aposentadoria poderá se transformar em gestos solidários que irão nos devolver a alegria de ser. A existência terá o verdadeiro sentido que precisamos lhe dar.
Não se tornar aquela pessoa que procura outra só para falar de doenças, ou para falar mal do próximo, é um cuidado que precisamos observar.
Não deixar que pessoas menores levem nossa vida para um turbilhão de falsas emoções, é estar atenta às circunstâncias que nos cercam.
Não perder o controle da própria vida e não se permitir ser governada por pessoas cujo interesse possa ser confundido com intenções nocivas e malévolas, é preservar a liberdade.
Vamos nos permitir decidir, escolher, agir por nossa própria vontade e entendimento.
Pagar as contas, cuidar de investimentos financeiros, aprender a lidar no computador, fazer as voltas de rua para resolver problemas do dia a dia, são comportamentos compatíveis com nossa realidade e idade, qual seja ela.
Toda essa mobilidade significa competência e inteligência suficiente para vivermos conforme nossos ditames, ou seja ,de acordo com nossa moralidade e consciência.
Aposentar-se é abrir uma nova porta para deixar passar só quem merece nossa presença, amizade ou amor.
Aposentar-se é fazer as pazes com tudo e com todos. É perdoar, mesmo que a mágoa teime em permanecer viva e opressora.
Aposentar-se é ganhar um tempo para harmonizar a vida que ainda quer nos mostrar a sua melhor face.
E não precisamos sorrir olhando para o espelho que pode tentar nos confundir e entristecer.
Vamos buscar, primeiro e primordialmente,olhar para nosso interior.
E sorrir para agradecer a centelha divina que habita em nosso ''eu essencial'', único e verdadeiro.
Esse fragmento ou gota preciosa que significa um especial vínculo com o Criador, ninguém pode roubar.
Aposentar-se por tempo de serviço, por idade, por motivo justificado, é o que a vida nos traz, em determinada fase de nossa jornada.
Mas nunca devemos confundir a aposentadoria como fim da vida.
Apenas, depende de nós, tornar esse novo tempo estendido como garantia de tranquilidade e paz de espírito.
A aposentadoria é uma chance de provar que não vamos nos deixar trilhar atalhos escusos, e nem nos deixar envolver por pessoas desleais. E sim, demonstrar nosso valor como seres livres e capazes de tomar decisões fundamentais para tornar esse tempo de vida mais saudável e feliz
Aposentar-se é continuar dançando ao compasso da valsa com os pés, corpo e alma.
KATIA CHIAPPINI
APOSENTADORIA É VIDA!
ResponderExcluir