JOSÉ VASCONCELLOS
Assisti ao espetáculo de José Vasconcellos no teatro, em tempos idos, tendo a ideia de que me integrava ao show de modo espontâneo e interagia com cada palavra desferida pelo grande artista.
José Vasconcellos soube contar a piada com total desembaraço e graça, sem nunca precisar do tipo de humor chulo e irreverente para arrancar as gargalhadas do seu público. Era um artista por demais sensível e completo. E suas piadas eram ditas em vários idiomas e sua postura no palco jamais decepcionou pela inadequação e mau gosto.
Jô Soares o entrevistou, por diversas vezes. E sempre elogiou sua atuação impecável.
Com José Vasconcellos o mundo se tornava cheio de graça, como sempre deveria ser. Ele transmitia alegria já ao responder as perguntas de uma entrevista e no palco se tornava o dono absoluto do show, em sua carreira solo.
Ele esteve em New York, Hollywood, Portugal, Frnaça e em outros países. Também colheu o humor nacional no Norte brasileiro. Pode-se dizer que encheu o mundo com sua performance e suas piadas em vários idiomas.
Para provocar o riso solto, o artista precisa ser engraçado. O rosto deve transmitir, de todas as maneiras, a alegria e o prazer do artista pelo desempenho de sua arte: a de fazer rir. A piada deve ser contada de tal modo que você se veja repetindo ao seus amigos, frequentemente.
José Vasconcelos foi pioneiro em gravar o humor no Brasil. Ele tinha a capacidade e um dom natural de gravar por 10 vezes a mesma piada. E a cada vez você se deparava rindo. E o seu disco, mesmo que ouça hoje, ainda provoca essa interação afetiva com o artista.
Seus LP'S mais conhecidos são:
Eu sou o espetáculo, esse, com mais de 100.000 cópias vendidas .Um sucesso absoluto e raro para um trabalho de humor.
''José Vasconcellos conta histórias de bichos'' e'' O espetáculo continua'' são outros LP'S de destaque em sua carreira solo.
O espetáculo continuou por longos anos de dedicação às histórias de humor que continham imitações de políticos famosos. Os bilhetes que Jânio Quadros escrevia para solicitar algo, serviram de matéria prima para a construção de um um espetáculo de José Vasconcellos.
Jamais você poderia assistir ao espetáculo de José Vasconcellos de um modo displicente. Porque jamais iria dormir ou mesmo bocejar diante de seu desempenho.
Entre a gravação de um disco e outro, o artista desenvolveu seu trabalho em teatros pelo Brasil e em shows que se deslocaram por todos os territórios dessa imensa pátria.
O mundo de José Vasconcellos é o mundo onde gostaríamos de estar sempre:um mundo de risos e de sonhos bem construídos.
Resumindo sua vida:
José Vasconcellos foi ator, humorista, diretor, produtor, ator, radialista e compositor brasileiro.É considerado o pioneiro no gênero de humor, pelos próprios colegas de trabalho.
Nasceu em 1926 em Rio Branco, Acre.
Faleceu em 2011 em São Paulo, São Paulo.
Destacam se os filmes:
O Casamento de Romeu e Julieta
Os trapalhões no Reino da Fantasia
Produziu e atuou o primeiro programa humorístico feito para a televisão brasileira, em 1952.
Dedicou-se ao teatro de Revista e trabalhou com Walter d'Avila, Otelo Zenoni e Maria Fernanda
Atuou na Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio, outro humorista famoso.
Seu último filme foi Bom Dia Eternidade, no ano de 2009.
Em outubro de 2011, com 85 anos de idade, veio a falecer em decorrência de uma de parada cardíaca que o levou de nosso meio.
José Vasconcellos foi o grande incentivador do humor inteligente que pode ser construído com arte, dinamismo e bom gosto. E que deveria fazer jus a mais seguidores, nos dias de hoje.
Mas,hoje ,infelizmente, não temos estrutura e nem oportunidade de viver nesse mundo alegre de José Vasconcellos. E nem um estado de espírito suficiente para construir esse humor despojado e de uma alegria pueril.
É com pesar que descubro que a desgraça está substituindo a graça.
KATIA CHIAPPINI
katia: e-mail; katia_fachinello42@hotmail.com
HOMENAGEM AO GRANDE HUMORISTA BRASILEIRO...
ResponderExcluir