Difícil não se comover com o aniversário de uma criança. É uma imagem de pura alegria que se propaga por todo o ambiente e encanta pela simplicidade da cena. De um lado, vemos as crianças na praça de esportes do condomínio a se deslocar pelos balanços, escorregadores, barras de exercícios, gangorras e casinhas construídas sobre uma árvore. E os meninos não dispensam os jogos de futebol, na quadra de esportes. De outro lado, vemos outras crianças no palco improvisado, cantando, dançando, brincando de teatro e vendo alguns vídeos de desenhos. E os palhaços percorrem o salão convidando para fazer uma roda e brincar de ciranda. E as moças conseguem agregar todas as crianças para fazer um lanche ,ao redor de uma mesa grande, feita com uma tábua de madeira e tendo os cavaletes como suporte. Os presentes fazem volume sobre uma mesa e só depois da festa serão levados para a casa do aniversariante. Eles constituem um prolongamento da festa porque, antes de deitar, à noite, os aniversariantes vão abrir todos eles e brincar um longo tempo.
Os amiguinhos vão chegando e procurando companhia para brincar. Os branquinhos e negrinhos ainda são os doces preferidos da garotada. E o cachorro quente é servido, no ponto certo, pela turma da cozinha.
Na hora do parabéns a criançada canta e repete o canto e as velas são assopradas com muita alegria. Seguem-se as fotos com a família, com os amigos e colegas da escola.
Todo esse ambiente não é só para mostrar um poder aquisitivo, como possa parecer. Significa bem mais do que isso.
Durante a vida temos momentos de trabalho, obrigações em família dupla jornada, dias de sacrifício, enfrentando o frio e a chuva.
Quando crescemos, o que nos conforta, é saber que fomos filhos queridos e que nossos pais nos proporcionaram momentos felizes por ocasião desses eventos, tais como, aniversário, primeira comunhão, formatura, casamento. Marcar essas datas é intensificar os sentimentos. São essas ocasiões que vão permanecer na lembrança. E as recordações vindas de reuniões familiares são as melhores que teremos.
Se observarmos as festas de aniversário das crianças, vamos sentir essa energia que compartilhamos ao nos comunicar junto aos que nos querem bem. E o sorriso das crianças, aquela correria pelo salão e aquelas risadas soltas e descontraídas, nada mais são do que o melhor de nossas vidas.
E o beijo e o abraço que elas nos dão para agradecer a festa e os presentes,emocionam e encantam.
Pode parecer um momento irreal dentro do mundo em que vivemos. Mas e os sonhos? também são irreais e não os dispensamos. Não vivemos sem sonhar, idealizar, alimentar esperanças íntimas.
Vamos deixar as crianças com suas brincadeiras de infância. Precisamos promover mais diversões, mais excursões à beleza natural, mais caminhadas, mais passeio às praças. E, como pais, temos que programar mais vida e menos facebook, mais calor humano e menos jogos eletrônicos.
Que todas as crianças do mundo possam, um dia, ainda distante, ter sua festa de aniversário!
KATIA CHIAPPINI
Parabéns, Bruno e Helena, meus queridos netos, aniversariantes do mês de junho.
FELICIDADES,HELENA E BRUNO,MEUS NETOS, ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JUNHO.
ResponderExcluir