Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 7 de junho de 2015

PARA MEDITAR, AO ENTARDECER!

                          PARA MEDITAR...

Quando alguém argumentar com você, já ouça filtrando com atenção as palavras que está ouvindo .Perceba as intenções de quem lhe fala, a sinceridade ou falsidade. E nunca saia imitando a massa sem raciocinar sobre qualquer e todo o assunto que lhe vier ao conhecimento. Quem tudo aceita e não questiona perde a personalidade e a iniciativa que deveria ser de sua responsabilidade.
Quando estiver amando uma pessoa, não deixe de pensar que o principal não é amar, mas estar em estado de graça ,de luz e de aceitação. Só assim será possível assimilar, mesmo amando, as alegrias e tristezas com igual discernimento.
Quando sua palavra for ofender, cale-se para ganhar experiência e o respeito. Apenas observe, aconselhe e busque soluções, muito antes de ofender.  E,importante, pergunte as razões de um procedimento e não saia atirando ofensas e pedras que ferem para sempre, pois as marcas não se apagam.
Mas saiba escutar sem interromper, sem ser o julgador e sem se intitular, nunca, o dono da verdade.
Na medida que o julgamento for sua única arma cessará a espontaneidade e também a comunicação. E a pessoa vai se distanciar de você. Pois quem teima em acreditar em suas próprias  suposições, sem ouvir as argumentações feitas, pelo interlocutor, vai perder a credibilidade.
Quando os desafios forem difíceis de transpor, aceite-os, com coragem e espírito de luta e os derrubará, um a um.
Assim ,a rocha pode parecer intransponível ou pode ser um degrau a vencer, um obstáculo que levará ao crescimento do espírito.
Quando entender e respeitar a liberdade individual, só então estará pronto para amar e ser amado.
Quando estiver envelhecendo o faça com dignidade. Torne-se um ser agradável e brincalhão e terá o amor e a companhia dos entes queridos. Não se apoie na velhice como uma bengala e não se valha dela para exigir demais das pessoas. Não se faça de vítima.
Quando sua vida estiver tranquila ,mesmo assim ,pense que somos mutantes e a vida se processa em círculos e se movimenta como a roda do moinho. Nada será para sempre, mas aprisione seus momentos e viva o presente para no futuro desfrutar da saudade.
Quando se sentir só, pense que é normal. Preencha sua vida e contorne sua rotina ,aprenda outros conhecimentos, crie um círculo novo de amizades. Ao mesmo tempo saiba criar laços com seu interior e seja feliz lendo um livro, tocando um instrumento, cantando, compondo um poema, pintando uma aquarela. 
Estar só é um estado passageiro. Não quer dizer estar em solidão.
Quando quiser ampliar suas amizades procure pessoas com características semelhantes às suas, com afinidades, com bons princípios, hábitos e atitudes. Assim terá sua energia renovada e a tranquilidade estabelecida. Conheça pessoas que lhe sejam leais e que possam ser amigas de fé, em todas as horas de aflição. 
Quando quiser ser feliz espalhe seu amor, ajude o seu semelhante e busque estar em sintonia com toda a energia do cosmos, com toda a beleza da criação. A sintonia com a vida é a fonte da harmonia.
E a verdadeira harmonia está na família unida, no amor correspondido, nos filhos criados, na saúde, no trabalho, no churrasco de domingo e na amizade gratuita e generosa.
E ,principalmente, saiba viver para amar as pessoas e não para se apegar aos pertences materiais que o dinheiro lhe proporcionou.
O que levamos não precisa de cofre-forte para ser fechado com cadeado. E o que deixamos como exemplo aos descendentes é gratuito, da mesma forma.
Quando quiser meditar leia novamente essas palavras e assimile o sentido que elas possuem.
E bem antes de buscar a felicidade, correndo desvairado por caminhos sem saída, busque sua essência e clareie o seu interior.
E lembre-se:
- Se tiver um grande amor, arrisque-se.
E pense comigo:
-Quem nunca se arriscou, nunca viveu. Só passou pela vida sem razão de ser .Apenas cumpriu um destino, em seu mínimo: nasceu, sobreviveu e, um dia, morreu. Mas morreu mais só do que nasceu...

                                   KATIA CHIAPPINI


Um comentário: