Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 18 de julho de 2021

A DAMA DO ACORDEON

 A DAMA DO ACORDEON


LEMBRANDO Janete Cecin: a dama do acordeon


A acordeonista cansara de portar, sobre as costas sexagenárias, o seu acordeon de 13 kilos de peso. Estava quase guardando no baú o seu repertório de músicas francesas ,italianas ,americanas e portuguesas ,entre outras preciosidades. O peso do acordeon se tornara uma difícil equação para ser solucionada, com brevidade. Ora a dama aceitava um convite para se apresentar, ora não achava coragem para se manter em pé ,durante, aproximadamente, duas horas de apresentações, por espetáculo contratado.
Ao viajar para a França, a dama vislumbrou um acordeon lindo na vitrine. E constatou que era muito mais leve ,ao experimentá-lo. Além disso possuia os mais modernos recursos da tecnologia de ponta.
Voltou à Porto A legre, Rio Grande do Sul, Brasil. Ficou tentando encontrar um instrumento mais moderno e cuja leveza fosse a característica dominante, junto à qualidade do som produzido.
Certa manhã foi ás compras num shopping da cidade e, inesperada e felizmente, se deparou com um instrumento muito parecido com aquele que vira nas vitrines de uma loja, na França. Mas o teste final seria portá-lo sobre seus ombros e dedilhar o instrumento para verificar o seu peso. Executou parte de uma melodia, sob os olhares curiosos dos frequentadores da loja de instrumentos musicais do shopping.
Ao perceber que se tratava do mesmo instrumento pediu ao vendedor que o colocasse na capa apropriada porque iria comprá-lo.
O vendedor olhou, surpreso para a acordeonista e perguntou-lhe:
- Mas a senhora não vai me perguntar o preço do acordeon?
- E, por acaso, a arte tem preço?
O vendedor tratou de embalar o volume ,rapidamente, antes que recebesse alguma advertência da compradora.
A dama saiu da loja com o acordeom e desejou que Deus lhe permitisse viver mais uns 40 anos para poder abrir seu leque sonoro.
E, com ele, abanar os bons momentos da vida na direção de todas as pessoas sensíveis.
E ,agora, nos eventos e festividades onde é chamada, a acordeonista lá está com sua inigualável performance. E o largo sorriso segue iluminando o rosto redondo, para uma platéia atenta e seleta.
KATIA CHIAPPINI
JoséDominggos Pereira e Valdeli Leite
Curtir
Comentar
Compartilhar

0 comentário

1tS0oponn sohhroae 
Compartilhado com Público
Público

Um comentário: