A criança precisa da figura paterna para que sua educação e visão do mundo se faça de forma completa. Precisa do carinho de ambos, da presença, da boa comunicação, da amizade.
Pais que presenteiam demais não são os melhores. Pais que contam histórias, jogam futebol, levam ao cinema, brincam na praça e se dedicam aos filhos, esses são os formadores, verdadeiramente.
Pais que olham o boletim da escola, que incentivam a leitura, que ajudam a cuidar das crianças para dividir as tarefas com a mãe, são pais presentes.
Os pais são os ídolos dos filhos quando se preocupam em exigir respeito e dar uma formação adequada. Quando é preciso mostram sua autoridade e dizem ''não'' por estarem convencidos de que certas atitudes não combinam com a orientação do lar.
Pais são o lado forte da relação e muito úteis no tempo de adolescência, quando os grupos de amigos nem sempre são confiáveis. Os pais devem impor limites e não discordar na frente do filho. É importante que conversem antes sobre os assuntos educacionais e concordem na orientação que julgam a melhor.
No dia dos pais reúnem-se filhos e netos num churrasco festivo.
É mais importante reunir do que presentear.
Os pais idosos merecem nossa atenção. Não podemos decepcioná-los e nem esquecer de fazer o convite para levá-los ao restaurante com a família, se essa for a opção.
O dia dos pais deve ser motivo de alegria, união, consideração e respeito.
Modernamente os pais estão participando bem mais das tarefas domésticas. Essa é a atitude certa porque ambos trabalham e devem se ajudar.
Vemos os pais se ocuparem de levar e retirar os filhos da Escola. Costumam acompanhar a gestação dos filhos e levar a mulher nas consultas para dar apoio e demonstrar-lhe seu envolvimento afetivo.
Levam os pequenos para estudar na casa de um colega, se preocupam em assumir o cuidado do ambiente que frequentam e estão atentos às amizades dos filhos.
Bons pais querem saber onde os adolescentes foram e a que horas estarão de volta á casa.
Há pais que desempenham uma função modesta, mas sabem educar os filhos ensinando o que é necessário adquirir e o que é supérfluo.
Todo o trabalho é digno e deve ser valorizado.
Nesse dia dos pais, que se aproxima, desejo que a família se reúna e demonstre sua alegria em conviver socialmente.
Meu pai, meu grande amigo
Fiel companheiro na jornada
Em minha saudade te abrigo
Teu exemplo foi meu suporte
Sou firme e determinada
Porque tu foste o meu norte
Sei que te encontras em paz
Porque semeaste a florada
E o bem que não se vê mais
Rendo-te minha homenagem
Foste uma pessoa abençoada
E em minha vida a estiagem
KATIA CHIAPPINI
PAIS: TENHAM UM DIA FELIZ!
ResponderExcluir