Quero lembrar, de início, que seja qual for a sua idade, não permita que tomem sua vida de você .Enquanto estiver no bom uso de suas faculdades mentais, faça valer seu direito de ir e vir, de pensar e de idealizar novas metas para sua vida. Exija respeito e o terá. Veja sua vida de acordo com a idade que tem. Não se lamente de amores idos, de dias já deixados em seu passado. Guarde, isso sim ,as boas lembranças.
Cada idade tem sua beleza. E cada nova fase de vida tem seus objetivos. Seus ideais não precisam envelhecer. Procure se manter independente e ser uma pessoa de bom humor. Se for se tornando uma pessoa muito teimosa e intratável, vai acabar afastando os seus entes queridos. Se quiser ter sua família passando as festas de Natal e Ano Novo em sua companhia, trate de se mostrar sempre amável e digna de atenção.
Cuide sempre de estar em dia com os exames médicos de rotina. E tenha a preocupação com o modo de se alimentar, com horários e tipos de alimentos a ingerir, com uma dieta equilibrada.
Durma as horas necessárias para manter a mente descansada e tranquila.
Pratique a caminhada diária com suas amizades. Assim poderá aproveitar o sol ,o ar, os benefícios para seu físico e a companhia agradável de outras pessoas.
Antes de voltar para casa, peça um copo de água de coco ou um café preto. Aproveite para sentar numa praça e apreciar a natureza enquanto bebe o seu líquido.
Para exercitar o seu cérebro não deixe de ler o jornal, revistas, livros. Se gostar de escrever registre o seu dia num diário e faça dele seu confidente e amigo silencioso, mas cordial.
Alimentar o seu interior com leitura, pintura ,escultura, idas ao teatro, idas ao museu da cidade, são formas de estruturar sua mente e mantê-la atuante e ativa. Formar um trio musical ou participar de um grupo de instrumentistas ou de uma oficina de poesia, são manifestações louváveis para nutrir o cérebro e sua alma.
Se assim o fizer, vai perceber que não precisa consumir um excesso de roupas ,sapatos e demais bens materiais para se sentir bem. Os bens materiais caem de moda e você ficaria sempre nessa ansiedade e angústia, caso não lhe fosse permitido comprar a última tela de televisão exibida nas lojas.
Não se sinta infeliz com o passar dos anos. Sempre há muito a realizar. Deixe o passado no passado e se preocupe em viver o presente com dignidade.
Não se prenda ao excesso de plástica. Suas mãos iriam mostrar sua idade, mesmo que seu rosto se mantivesse lindo e liso como porcelana.
Procure viver uma vida que é a sua própria e não busque um desequilíbrio no modo de viver. Pense que não se pode contrariar as leis naturais e essas nos dizem que tudo foi feito para terminar.
Então, não busque infinitas paixões, nem noites de bebedeira .Essa atitude iria se transformar em dor e destruiria a sua alma.
Mesmo que esteja passando uma fase mais difícil, com problemas de saúde ou familiares, procure conservar o seu bom humor. As lamúrias e lamentações nos afastam das pessoas. Não tente chamar atenção se fazendo de vítima. Antes mostre sua força e supere seus males com paciência e determinação.
Se encontrar uma alma generosa invista num novo relacionamento.
Se o fizer terá uma pessoa para cuidar e que também cuidará de você. Invista na relação e se torne indispensável ao parceiro para criar laços de puro afeto.
Mas, se algo der errado, trate de superar com tranquilidade e sabedoria. Saiba que, em verdade, ninguém conhece ninguém.
Na próxima década, as pessoas com 65 anos ou mais, ultrapassarão o número de trinta milhões, no Brasil.
Então, prepare-se para envelhecer com qualidade de vida.
Não acumule bens materiais em excesso, a ponto de se perder como ser humano.
O que vai deixar como herança serão os valores cristãos vividos ao longo de uma vida produtiva. E protetora em relação à família que construiu.
Amplie seu círculo de afetos verdadeiros e conserve suas amizades junto a você.
Essa é a fórmula para viver acompanhado em sua velhice e para ganhar o afeto e o respeito do núcleo familiar.
Conquiste ,isso sim, a sua harmonia. Marque sua passagem pelo mundo dos vivos e ela não será um simples risco de asas cortando o céu.
E quando for para o outro plano encontre a paz que você mesmo tratou de construir e faça de Deus o seu fiador.
KATIA CHIAPPINI
SEJA VOCÊ MESMO EM QUALQUER IDADE E GOSTE DE SER QUEM VOCÊ É.
ResponderExcluir