O SILÊNCIO DAS DAMAS
O SILÊNCIO...
O SILÊNCIO DAS DAMAS
As damas de terceira idade costumam frequentar as aulas de hidro-ginástica porque essa modalidade não oferece riscos por não ter impacto e assim não comprometer o corpo. Ao contrário, os exercícios são adequados a todas as idades e beneficiam o sistema cardio-vascular. Um bom motivo para manter uma atividade física, além de ser saudável é o fato de propiciar o contato com um grupo de pessoas de iguais objetivos o que serve de estímulo para perseverar no trabalho. Após tantos anos de exercício de uma profissão as pessoas não devem ficar sem ocupações fora do lar. Mudar o ambiente é um meio de fazer novas amizades e garantir um lazer em sociedade. E só o fato de se sentir útil dá uma nova vida ao aposentado.
Mas voltando ao assunto, devo dizer que observei as damas na piscina preocupadas em acertar os exercícios propostos pelo professor. O ambiente é tranquilo, a música mostra o ritmo dos movimentos, as idades são diversificadas.
No vestiário não poderiam faltar as conversas sobre filhos, netos, trabalhos domésticos e sobre os bailes de terceira idade.
Em certa ocasião o professor caprichou na frequência dos exercícios que se sucediam, um logo após o outro, com muito entusiasmo e palavras de estímulo.
As damas já demonstravam cansaço e era visível o franzir da testa e os suspiros velados.
Uma delas até se dirigiu ao professor e perguntou :
- Professor, brigou com a namorada hoje ?
Ele sorriu mas não perdeu o ritmo intenso de sua aula.
Terminada a aula as damas foram para os chuveiros , como de costume. Logo estavam no vestiário se vestindo e , por incrível que possa parecer, não se ouvia nenhum som no recinto.
Então, a mesma dama que havia falado ao professor, se expressou novamente :
- Ninguém vai falar hoje ?
O silêncio se prolongou e parece que nenhuma dama ouviu a pergunta de Sara, uma das aplicadas alunas.
Durante um certo tempo ninguém abriu a boca e o silêncio só se desfez quando, na sala da recepção, as damas viram os saquinhos de pipoca, brinde da escola, que estavam ao lado da térmica de chá para o lanche da tarde. Ao se acomodarem nas cadeiras voltaram a falar do tempo e de outros assuntos triviais.
Mas aquele silêncio resultou de um cansaço físico e mental e nada era mais precioso, no momento do que usufruí-lo.
Eu já havia percebido que se um grupo de mulheres silencia, algo está fora de controle. Mas as damas reagem, descansam para cansar novamente, economizam forças para poder gastá-las.
E o silêncio das damas maduras pode ter muitas explicações mas nunca significará desistência.
Damas maduras seguram todas as oportunidades para viver com qualidade e tranquilidade. Merecem ser felizes e alongar o corpo e a alma porque são a própria alma de suas famílias e a semente da sabedoria.
KATIA CHIAPPINI
O SILÊNCIO DAS DAMAS!
ResponderExcluir