Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 20 de março de 2016

TOCAR PIANOI

                                               TOCAR PIANO

Se você, caro leitor tiver oportunidade de aprender a tocar piano, ou teclado, faça-o como ornamento de sua vida, a qualquer tempo.
Essa é uma atividade recomendada pelos médicos com fins terapêuticos e medicinais.
O piano tem 88 teclas a sua disposição, sendo considerado o instrumento mais completo, entre os demais.
As pessoas de terceira idade, com início de dores reumáticas que podem se transformar em artrose, se tocarem seus estudos e fizerem desses um exercício diário, estarão prevenindo e mantendo as articulações da mão em bom estado.
A postura exigida evita aquelas rugas do pescoço porque exige que a cabeça se posicione de modo correto .E essa mesma postura vai evitar as dores nas costas e beneficiar a coluna,
Mas tocar piano, ao entardecer, é um estímulo para o espírito que levita e se projeta a mundos distantes.
O toque de uma valsa vienense será a senha para a imaginação se transportar a um salão de baile e receber nos braços aquele par constante que você esperava para rodopiar com você pelos salões.
O estudo das escalas que une a mão direita com a esquerda nos mesmos movimentos, ou em movimentos inversos, bem como outros exercícios, vão movimentar seu lado direito e esquerdo do cérebro. E isso implica em multiplicar a capacidade cerebral.
E as peças musicais que têm um acompanhamento na mão esquerda que difere da melodia tocada pela mão direita, trazem amplas possibilidades de harmonia que acabam comprometendo os dois lados e ampliando as sinapses, que unem os neurônios e fazem os ligamentos necessários, para o bom desempenho do cérebro.
Quando você tocar piano e se empenhar no estudo dos  exercícios diários, vai estar ampliando a memória, a concentração, a percepção dos sons, a sensibilidade, a motricidade fina e ,de quebra, ou por tabela, sua imaginação passa a ser estimulada para compor uma melodia.
Quando uma professora tem uma classe de alunos de piano, ela costuma promover apresentações, entre a turma, para incentivar o trabalho e mostrar o desenvolvimento de cada aluno, no período.
Perceba que essa apresentação tem um cunho social e promove a interação dos alunos, sendo só o início de uma amizade que vai se solidificar, com o passar do tempo.
Tocar piano estimula a endorfina e você vai se sentir nas nuvens!
Quem é músico costuma ser receptivo, alegre, entusiasta e bom amigo. E motivos tem para isso.
Se você pensar com quantas pessoas você pode compartilhar um momento musical, verá que isso é uma bênção de Deus, porque Ele estará revelando um talento em você e , ao mesmo tempo, dando-lhe a missão de alegrar seu semelhante, e, quem sabe, tranquilizar um ser sofrido. 
E esse prazer é renovado a cada toque de seus dedos que percorrerão as pautas de boleros, tangos, milongas, baladas, sambas e canções românticas e tantos ritmos de variadas interpretações. 
E a música erudita dos grandes mestres se dará a conhecer a você.
Um novo campo se abrirá em direção à óperas e operetas.
E o prazer do toque é inesgotável e o aprendizado também: a atualização é uma constante para o instrumentista.
Quem tem essa possibilidade de tocar piano,vai perceber que sua sensibilidade parece estar adquirindo, a cada dia, uma nova performance. Essa o tornará um ser melhor, mais suave,de um humor que conquista e encanta as demais pessoas de seu círculo de amizades.
Eu tenho uma classe de piano. E o que mais traz satisfação é ver o sorriso dos alunos quando conseguem dedilhar uma peça completa. Com correção e sem deslizes de interpretação ou leitura.
Somos uma pequena família que tem alguns momentos de descontração e onde se criam laços de afinidade, empatia e amor solidário.
O som do piano é inigualável e tem em si um timbre ímpar, de pura magia e suavidade, um timbre aveludado como se você estivesse sentindo sobre a pele, um jorrar em cascata em forma de pétalas de rosas vermelhas. Essas rosas vermelhas que chamam sentimentos mais profundos e que todos buscamos viver. 

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: