Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 6 de julho de 2019

AMIGOS!

                             AMIGOS
                    Dedico esse texto para
               minha amiga: Izabel Santamaria

Se eu fosse me decidir por plantar uma árvore de amigos, daria a cada folha um sentido.
Eu regaria essa árvore com palavras e ações solidárias para que permanecesse viva dentro do coração. 
As primeiras folhas significariam o amor por meus queridos pais, início de vida.
A próxima folha representaria meu único irmão: amigo e amado.
Respectivamente, estaria me referindo a amigos-pais e amigo-irmão
Outras folhas muito esperadas seriam os amigos-filhos: uma realização, um meio de preservar a espécie e os ideais da família.
Minhas colegas de magistério, já aposentadas, seriam as amigas de profissão: amigas e cumpridoras de nobre tarefa: formar e informar.
Meus flertes de uma longínqua adolescência seriam flores de cores vivas. Seriam os amigos-namorados.
Algumas folhas inquietas, em dengoso balanço, seriam aqueles amigos chamados de nuvens passageiras que nunca iriam ter noções de como valorizar a amizade: seriam os amigos por temporada. 
As folhas belas significariam os amigos fiéis: amigos presentes.
Outras folhas, se desmaiadas e pendentes seriam os amigos distantes,que ao retornar, a qualquer tempo,guardariam a mesma amizade como se nunca tivessem se afastado.
Seriam aqueles raros amigos que perto ou longe teriam empatia e a mesma cumplicidade já demonstradas.
Algumas vezes nos depararíamos com folhas tortas ou arranhadas.
Seriam os amigos-amantes, com altos e baixos, na sua imaturidade, e donos de sentimentos oscilantes.
Na modernidade algumas folhas seriam as amizades-ficantes. Nesse contexto, os casais se encontrariam uma só noite a cada semana, mês ou ano. Esses não fariam uma ligação no dia seguinte e, se passassem lado a lado, iriam simular distração para evitar um cumprimento.
Algumas dessas folhas seriam representativas dos amigos virtuais. Esses que no anonimato criariam um personagem e falsificariam dados pessoais. Esse seria um campo de atuação perigoso, que poderia nos colocar entre a cruz e a espada, em situações constrangedoras.
Outras folhas da árvore da qual estamos falando seriam os amigos-leitores.Esses que seguiriam nos acolhendo nas mensagens que postassem e que se dedicariam a ler nossos poemas.
Os amigos leitores nos receberiam com carinho e ,não raras vezes, agradeceriam uma palavra amiga que deixássemos publicada em nosso Facebook, blog autoral e demais redes sociais. 
Seguiria cuidando de minha árvore da amizade e de todos esses amigos, desde que estivessem em minha saudade.
Aconselharia que as pessoas plantassem no coração uma árvore frondosa, cheia de bons amigos. Ela seria regada a sorrisos e atenções.
Eu gostaria de me intitular uma palestrante convicta e itinerante, para erguer a voz em prol da amizade entre os semelhantes.
Eu pediria, encarecidamente, que cultivassem seus amigos, tal qual uma árvore generosa acolhe suas folhas e lhes fornece sombra.
E os bancos colocados nas praças públicas receberiam as pessoas de idade que tivessem por hábito, sair para pegar sol. E a árvore generosa lhes forneceria sombra, com seu extenso manto de vegetação, e promoveria o bem-estar de quem se abriga sob suas folhas. 
Eu jamais deixaria a árvore da amizade tombar em terreno árido. Pois, se perdesse meus amigos, teria certeza de que
perderia também os batimentos do meu coração.
Isso porque descobriria, em algum momento, que sem amigos estaria desolada, a vagar sem rumo.E teria como companhia, apenas a escuridão crescente de minha alma dilacerada.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: