Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 3 de junho de 2015

MINICONTO EM FAMÍLIA

                 MINICONTO EM FAMÍLIA

Estávamos na praia de Torres, mais uma vez, aproveitando as delícias de verão. 
Minha mãe convidou-nos para uma rodada de frutos do mar que só ela sabia preparar com especial capricho. Além do convite feito aos familiares, mamãe convidou um casal amigo que estava passando uma temporada comigo. Mas o homem era mão fechada, coitado, embora tivesse outras qualidades. E uma delas era a de ser um juiz de carreira, em vias de desembargador: ápice da carreira no Tribunal de Justiça.
Um primo querido nos preparou uma caipirinha e o aperitivo passava de boca em boca, para os adultos.
Mamãe daria a janta e cada convidado levaria alguma bebida, conforme o seu gosto.
Tudo transcorreu às mil maravilhas até o juiz se despedir de mamãe, na porta da casa. Ele se retirou mais cedo porque queria descansar em nosso apartamento. Mas ao levantar da mesa levou a garrafa de vinho que tinha trazido.
Minha mãe não conseguiu se segurar e perguntou?
-Vai levar de volta a garrafa, caro doutor?
- Sim, a maioria trouxe refrigerante ou cerveja. E eu só bebo vinho
Mamãe, então, falou;
-Pode deixar a garrafa, doutor. Eu bebo vinho
E diante do olhar inquisidor do juiz, pasmem, ela completou: 
- A menos que o senhor devolva uma parte da quantia de camarão à grega que saboreou com tanto gosto, repetidas vezes.

                                      KATIA CHIAPPINI


Um comentário: