Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 27 de julho de 2018

O VELHO

                         
                             O VELHO

                     Já tenho meus cabelos brancos
                     Mas isso não é uma surpresa
                     Ainda bato forte os tamancos
                     Conservando alguma destreza

                     Podem me olhar, olho a olho
                     Nada de me fitar de soslaio
                     Não tenho as barbas de molho
                     De palha, ainda faço um balaio

                     Como se eu não tivesse sido
                     Criança, jovem, depois adulto
                     Julgam-me agora desvanecido
                     Mas a velhice não é um insulto

                     Não queiram me catequizar
                     De que me restaram espinhos
                     E que dobrar a espinha é tombar
                     Pois de outra pipa sou vinho

                     Quando pesar em seus ombros
                     A mesma idade que tenho agora
                     Saibam ultrapassar os escombros
                     E os olhares que suportei outrora

                             KATIA CHIAPPINI

Dedico esses versos ao poeta Jaime Katz, que me presenteou com um texto de sua autoria intitulado: ''O Velho''.
E que me inspirou a devolver a ideia em forma de versos.

3 comentários:

  1. Nos contentamos em ser jovens... Nos preparamos para gozar a juventude, tão ansiada, tão esperada, que ao dar os ombros para a velhice, somente quando sentimos o passar dos anos, como a areia dentre os dedos é que nós damos conta dela... Bela e justíssima reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,caro poeta Julio Cesar Pareceu-me oportuna essa reflexão porque vemos nossos velhos, as vezes, bem maltratados, mesmo os próximos de nós, de pessoas de nossas relações.

    ResponderExcluir