Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 13 de outubro de 2019

PAULO FREIRE

                       PAULO FREIRE

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro.É considerado um notável pensador na história de Pedagogia mundial. É considerado o patrono da educação brasileira.
Nasceu em 19 / 9/ 1921 e faleceu em 2 de maio de 1997.( nasceu em Recife e faleceu em São Paulo)
Foi preso e exilado durante a ditadura militar nos anos 60.
Foi marxista como muitos intelectuais da época. Mas os autores de extrema direita tornaram-se grandes escritores também.
O argentino Borges era simpatizante de Pinochet e nem por esse motivo perdeu a sua importância na literatura.
Jorge Amado era comunista ferrenho mas ninguém irá esquecer de sua obra ''Gabriela Cravo e Canela''.
Grandes intelectuais foram marxistas, comunistas, fascistas ou nazistas. Mas faz-se necessário separar o trabalho literário da ideologia.
Paulo Freire defendeu a ideia de que a aprendizagem deve partir da realidade do aluno e de seus interesses. Ele queria qualificar pessoas de modo a torná-las críticas, ativas, engajadas nos diversos temas sociais.
Ele dizia que o tecnicismo não justifica eliminar a sociologia, a filosofia, a história, em prol da matemática, química, biologia e física.
Ensinar, segundo o pedagogo,vai além de transmitir o conhecimento técnico. Ensinar, nada mais é, do que criar possibilidades e um rol de oportunidades para a construção do conhecimento.
A educação só terá sentido se for transformadora. e renovadora.
Paulo Freire é conhecido internacionalmente por sua educação libertária. Notabilizou-se pelo método que criou para a alfabetização de adultos. Ele se formou em Direito mas escolheu o magistério. Entre os anos de 1940 e 1960 tomou contato com a realidade de camponeses e operários e se envolveu em projetos de educação popular.
Paulo Freire teve sua obra traduzida para mais de 20 idiomas.
Em Angicos ( RN ) 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias, fato que lhe trouxe notoriedade e grande repercussão pedagógica.
Algumas de suas obras foram:
Pedagogia do Oprimido
Educação de Adultos
Pedagogia do Compromisso
Pedagogia da Libertação em Paulo Freire
Para perceber o que Paulo Freire quis dizer quando pretendeu fazer da educação uma ponte para as transformações sociais, podemos, por exemplo citar esse frase que encontramos em cartilhas de alfabetização:
- Vovô viu o ovo.
Se pensarmos em seu uso na alfabetização podemos dizer aos alunos que a letra''V'', tem o mesmo som no início ou no meio da palavra. Podemos dizer que essa letra é uma consoante. Ou podemos solicitar à classe uma lista de outras palavras com a letra ''V''.
Mas numa análise mais criteriosa e ampla podemos explicar quem é o vovô, ou o que ele representa no seio da família. Então podemos ensinar valores, tais quais, o respeito, a atenção, o carinho em relação aos mais velhos, em especial.
E quanto ao ovo?
Podemos sugerir o seguinte debate:
- Quem transporta as caixas com ovos ao supermercado?
- Quem lucra com as vendas do produto?
- Como se obtém o ovo?
- Qual o valor nutricional do ovo?
- Quais são os benefícios ou malefícios da clara e da gema?
Então, para a frase ''Vovô viu o ovo '' temos muitas especulações pertinentes. E ainda podemos analisar o tempo e o modo do verbo.
O método Paulo Freire tem seus adeptos e tem seus contestadores.
Uma dessas indagações se deve ao fato de permitir que a criança passe da primeira para a segunda série primária, mesmo que não esteja pronta com a alfabetização, ou seja, sem o perfeito domínio da leitura. O processo continuaria na série seguinte para permitir a aprovação da criança, sem tirar dela o estímulo para o estudo.
Para os professores de formação tradicional esse conceito parece sofrer debates e discussões constantes.
Mas.aprofundar essas discussões cabe aos técnicos e estudiosos da Pedagogia.
O mais importante é levar o estudante a gostar do estudo e torná-lo um lazer, além de uma obrigação. 
É fazê-lo entender que a dignidade do homem depende de seu trabalho e que esse precisa de um lastro sólido que só a educação pode dar.
Paulo Freire entendia muito bem sobre todas essas questões educacionais e dedicou sua vida a promover uma educação com sentido real, sem permitir que os alunos se tornassem massa de manobra e subordinados a ideias autoritárias de um sistema que tenta subtrair a liberdade de expressão, num ou noutro momento.
Ao término, deixo uma mensagem aos leitores:
''Quando a educação não for libertadora o sonho do oprimido é se transformar em opressor.''

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: