Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 18 de novembro de 2012

QUERÊNCIA !

                  Querência de minha infância       

Querência : eterna companheira
Palco de meus amores
Lembrança de uma vida inteira
Não vejo mais tais cores

Estância de minha infância
Entre as rimas a mais preciosa
Presença em minhas andanças
Seja em versos, seja em prosa

Troteando por campos e serras
Junto aos primos companheiros
Guardo na memória essas terras
Lar de meus tios hospitaleiros

Preparava-se a fogueira
Pra o bicharedo espantar
Era tal qual fiel lareira
No acampamento ao luar

Os pneus viravam boias
Eram presos às correntes
Banhos de açude - uma joia -
Como brincar nas vertentes

No domingo comida farta
Todos os tipos de iguarias
Melhores dias de minha vida
Vividos em constante alegria

Meu tio inventava sabores
Eu o ajudava sem pestanejar
Cachaça ,mel, limão nos licores
Butiá e pitanga : colhia-se no pomar

O chimarrão, rádio ligado
São costumes da gauchada
Teixeirinha com seu canto inspirado
Faziam parte do fim da jornada

Tia bebê, minha prenda amada
Sempre o esteio da família
Em qualquer lida habilitada
Mãe dedicada e melhor filha

Fazia campeiras com favo de mel
Roupas de natal para o peão
Sabia usar a tela e o pincel
Empalhar cadeiras, assar o pão

A estância foi pouso obrigatório
De uma criançada feliz
Da natureza observatório
E eu a melhor aprendiz

Aprendi a pentear ovelha
Eu e meus primos ao redor dela
A participação era parelha
Mesmo feita à luz de vela

Às 22h apagava-se a luz
Antes movida a gerador
A disciplina ao quarto conduz
Para rezar ao santo protetor

Às 6h da manhã o café matinal
Ao meio dia era servido o almoço
Reunião familiar sem igual
Entre os manjares e o alvoroço

Canjica, mexerica, leite puro
Lembro da espuma em colarinho
Eu dançava uma valsa no escuro
E cantarolava, de mansinho

Dedilhava o acordeon, à vontade
Campeava do gaúcho a tristeza
O sol se recolhia ao final da tarde
E renascia, insuperável, em beleza

Agradeço aos tios Léo e Bebê
Merecedores de toda admiração
Par perfeito - nem mais se vê -
Vestem minhas rimas de emoção

                                  KATIA CHIAPPINI
                                  Nova conta :
                   E-mail: katia_fachinello42@hotmail.com






2 comentários: