Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 24 de maio de 2016

MEUS QUERIDOS NETOS E A LEITURA

                                                   SOBRE A LEITURA

 A leitura pode ser incentivada na infância. Minha neta já escolhe os livros que deseja mostrar ao seu irmão. Ela o convida para escutar histórias que faz de conta que lê. Vai comentando as gravuras e inventando o que julga ser de seu entendimento e diz o que está acontecendo. Ele presta atenção e depois pede um tempo para inventar suas histórias e invertem-se os papéis.
Mas importa ter esses livros na estante do quarto para que o acesso seja possível.
Se os pais mostrarem as páginas dos livros, as crianças irão fazer perguntas e aprenderão com as respostas. E demonstrarão interesse pela leitura. O que será um impulso de monta para as séries iniciais, notadamente, a favor da alfabetização.
Além disso, levar os pequenos a buscar o livro é propiciar o desenvolvimento de hábitos saudáveis. E o gosto pelos contos e fábulas virá como consequência. Fábulas que tanto encantamento trazem ao desenvolver o raciocínio, concentração e memória. 
A criança que lê, por hábito, é uma criança que vai formando uma nova consciência, na medida que amplia seu campo de informações e assimila os fatos que o livro descreve.
 É necessária a orientação dos pais e professores para opinar na escolha dos livros. Pois tudo deve ser dito ao seu tempo.
Só se responde à pergunta feita e não se antecipa assuntos delicados às crianças. Aos adultos cabe fazer a triagem.
A educação é ato contínuo  e cabe estar presente em todas as fases de vida.
Meus 4 netos têm o hábito de ler. É comum, os dois netos adolescentes, indagarem, com curiosidade, o que não entenderam muito bem.
 Eles apreciam saber detalhes, comentar e consultar os familiares sobre as dúvidas.
E as leituras feitas são responsáveis pela interpretação das ordens dadas no texto, para uma correta resposta às questões formuladas. E isso vale para qualquer disciplina.
Muitas vezes percebi que meus alunos de matemática não resolviam os problemas porque não tinham entendido o enunciado. O que não ocorre com o estudante que pratica a leitura além do horário escolar. 
E nos vestibulares, o que é feito da interpretação de textos?
E onde estão as redações bem feitas?
Ler é descobrir um mundo de possibilidades, é zelar pela cultura, é ter um esclarecimento intuitivo e racional, ao mesmo tempo.
Quando vejo meus netinhos menores brincando de ler, acompanho seus passos, retiro um livro da estante e peço a minha vez para entrar no mundo dos duendes, fadas, bruxas e mágicos.
Levem suas crianças para escolher um livro e não só para comprar roupas no shopping. 
E contem lindas histórias quando forem dormir. 
O sono virá tranquilo e os sonhos serão coloridos.


                                     KATIA CHIAPPINI

Um comentário: