Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

SONETO

SONETO

QUER TENTAR FAZER UM SONETO?

As duas primeiras estrofes, possuem 4 linhas .
As duas últimas estrofes possuem três linhas
Uma das rimas seria, nas duas primeiras estrofes, rimar a primeira linha com a quarta e a segunda com a terceira.
Nas duas últimas você vai rimar a primeira com a segunda linha e a terceira linha da primeira estrofe você vai rimar com a terceira linha da segunda estrofe, ambas de três linhas, apenas.
É você pode fazer sonetos decassílabos, ou outros menores, observando a métrica que o soneto exige. Então, falamos na rima e no ritmo. Ainda deve observar uma pausa, no meio da frase, onde possa respirar. Com ou sem vírgula, faça uma pausa, ao ler. E escreva de modo a provocar essa pausa, no meio de cada frase que fizer.

EXEMPLO

Decerto estranharás que nos meus versos
Nessas quadras de amor que vou rimando
Nunca o teu nome passe, perfumando
Os meus pobres vocábulos dispersos

E quedarás talvez, triste, pensando
- os negros olhos em pesar imersos-
Que meus afetos de hoje são diversos
Desses que outrora te conte, cantando

E, no entanto, esse amor velado, embora
É ainda, o mesmo, que ele foi outrora
Da mesma forma o meu estro estima

Que eu oculte o teu nome, nada prova
Porque estás, toda inteira, em cada trova
E vives palpitando em cada rima

ANTÔNIO LOBO

KATIA CHIAPPINI, CONVIDANDO OS CAROS LEITORES A TENTAR CONSTRUIR O PRÓPRIO SONETO

Um comentário: