Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 1 de junho de 2018

A NATUREZA

                          A NATUREZA
   
Não me canso de passear pelas praças para apreciar a natureza.
Pela manhã o Sol me faz feliz, ao surgir tão lindo. Ele me traz leveza para seguir em meus passos já calculados e tranquilos.
A energia solar traz ânimo para viver mais um dia e para aceitar o peso sobre os ombros, sem lamúrias. Caminhar sem pressa, sem ansiedade, sem preocupações, é um modo de viver melhor.
Não cultivo mais a impaciência do jovem e sim o tirocínio da maturidade.
O Sol me remete à infância feliz, onde uma árvore frondosa me esperava na praça bem próxima de minha casa. Eu me acomodava nos galhos mais altos e levava um livro para ler ao ar livre.
O Sol me ajuda a lembrar que há muita vida para desfrutar e muitos novos amigos a encontrar.
Ele acalma cada tempestade ambiental e acalma  o furacão de minha alma, quando a dor se faz presente na encruzilhada da vida.
Já fui árvore frutífera e cuidei dos frutos que gerei com o braço firme e o abraço maternal e único.
Não me permito ser uma sombra esquecida num canto qualquer e sim, uma figura alegre, ativa e empreendedora.
Prefiro balançar em meus desafios e buscar o equilíbrio perdido por meus próprios meios e experiências.
Nuvens também balançam, estrelas se movem mas recuperam seu ritmo próprio. Florestas se multiplicam e trazem a sustentabilidade ao homem e se renovam quando abatidas. 
Há um ciclo de maré baixa e maré alta, de alegrias e tristezas, de dores e prazeres, de guerra e de paz.
Temos que aprender a assimilar essas mudanças porque tudo se renova entre o céu e a terra.
Mas é preciso se deixar inebriar pelo borbulhar da cachoeira, pelas ondas do mar, pelas flores e frutos da terra, pela chuva miúda que beija o rosto, pela brisa que sopra suave no rosto.
É preciso provar a uva no parreiral, colher os figos para fazer doce e sentir o aroma da goiabeira.
A natureza é a mais bela aquarela pintada pelo Criador. E ao pintor cabe captar um pequeno fragmento dessa exuberante paisagem.
No esplendor da alvorada avistamos o azul do céu com pigmentação dourada, o voo dos pássaros em revoada, o cão ao lado do seu dono, as crianças brincando de correr e as pombas recebendo porções de milho dos idosos que as alimentam.
Respiramos ,bem cedo da manhã, um ar que conserva o frescor das primeiras horas. E um perfume que invade o ambiente dos parques.
 A idade não nos impede de caminhar e de aproveitar os benefícios da natureza. Apenas, nos deslocamos com o passo mais lento e mais pesado.
Nessa apreciação da paisagem, por vezes, encontramos pessoas educadas que nos convidam para sentar no banco da praça, para beber uma cuia de chimarrão ou'' jogar conversa fora''. E podemos ampliamos o nosso círculo de amizades a partir desse salutar convívio. E trocar experiências sobre os assuntos do dia a dia.
A natureza nos traz oxigênio, novas oportunidades de contato social e uma sensação de utilidade e renovação.
Cuidar da natureza é uma preocupação dominante em nossos dias.
Ela é fonte de subsistência para a humanidade e nosso bem mais precioso.
Sejamos interativos e solidários quando  solicitados, em prol da preservação da espécie, sem distinções separatistas e desumanas.
A natureza nos chama e conclama para evitar que vidas sejam ceifadas pela ação de vândalos e inescrupulosos, que visam apenas satisfazer suas ambições.
Sejamos sentinelas do bem comum!
Façamos a nossa parte porque a união dos esforços trará a melhor semeadura e a melhor colheita.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: