Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

EMOÇÕES

                              EMOÇÕES

Sempre me fascinou aquela emoção que brota sem avisar, num rápido e inesperado segundo. ´
É quando alguém está falando e outra pessoa enche os olhos d'água, por algo que a toca e sem que perceba, antecipadamente.
Acontece quando nossa filha aparece no palco com seu vestido rodado, dançando, tão graciosa.
Ou quando nosso filho faz um solo de guitarra, no palco do teatro, sendo o menor entre todos os outros.
Ou quando nosso neto de 6 aninhos muda de faixa na luta marcial e demonstra seus exercícios com aquele rosto sério e com orgulho de super-herói.
Quando bem pequena eu declamava na hora do recreio e sentia a emoção brotar. Então, já perguntava para a minha distinta platéia:
- Quer que eu chore no final ou não?
- Sim, queremos ver isso.
E quanto mais me banhavam as lágrimas, ao final do poema, mais palmas eu recebia.
Artistas costumam se emocionar com facilidade porque a emoção transborda e se manifesta entre lágrimas e soluços.
Papai e eu adorávamos ouvir música juntos. Ele deitava no sofá da sala e eu ficava na cadeira preguiçosa.
Ao ouvir a Ave Maria de Gounod, lá pela metade de celestial melodia, eu olhava para ele e ambos estávamos chorando. Incrível como passávamos do choro ao riso pelo inusitado da cena.
Se papai me repreendia para reclamar de alguma travessura infantil, eu ficava envergonhada de magoar essa pessoa amada. E papai, ao ver que eu ia me derreter em lágrimas, falava pouco mas dava seu recado.
Uma cena de um filme romântico pode emocionar. Uma cena dramática também. Um filho pródigo que à casa volta deixa seus pais tão contentes que é possível ver um lenço enxugando lágrimas.
O nascimento de um filho, fato de passar no vestibular, o regresso de um ente querido, a visita de um familiar que esteve ausente, a conquista de um emprego, a noite da formatura, a valsa da festa de quinze anos, todos esses fatos são passíveis de emoções líquidas.
Desde pequena percebo que a emoção tem esse dom de embelezar a alma, de aproximar as pessoas, de demostrar afeto, de ser quase um ato de magia.
Amigos que se esbarram na rua, após muitos anos separados, por circunstâncias da vida, sentem vontade de abraçar forte, de beijar, de falar da alegria do reencontro.
Professores que encontram seus ex-alunos já com filhos, sentem imensa alegria em saber que eles se encaminharam na vida.
Troféus, medalhas ou certificados, ganhos como reconhecimento de um grande feito, são também motivo de grandes emoções.
Penso que as lágrimas vem contar nossa história e deixam à tona a sensibilidade que algo ou alguém nos causou.
As lágrimas provocadas por sentimentos de apreço são abençoadas e bem-vindas.
São momentos que congregam e dão sentido a nossa vida.
Mas essas lágrimas parecem brotar das fadas, do gênio da lâmpada, dos sonhos de Cinderela ou de algum espelho mágico.
São lágrimas e mais lágrimas de alegria, de verdadeiro prazer. 
São como gotas de orvalho, são como pétalas de rosa, são como a garoa ou a brisa da manhã. Lágrimas representam os momentos das emoções mais íntimas, dos inesquecíveis e profundos amores.
Lágrimas secretas, às vezes, doem na alma, porque nunca foram reveladas e nem o serão.
Lágrimas são fruto da saudade que ora vai e ora volta.
E emoções se aproximam das lágrimas para dar sentido a nossa vida.
Essas lágrimas de ventura são as que desejo ver brotar e se multiplicar entre os homens.
Essas que os atores de uma peça teatral jogam ao grande público que as recolhe embevecido.
Verter lágrimas diante de uma cena triste que se observa nas ruas, é demonstrar solidariedade, se essas forem motivo de auxílio ao necessitado.
Se você levar no seu carro um sanduíche, um cobertor, uma roupa, um calçado, e entregar aos pobres que transitam pelas ruas, quem sabe, possa transformar suas lágrimas sofridas em risos, mesmo que de passagem.
Mas lágrimas sofridas não é o nosso tema de hoje.
Essa é matéria para outra oportunidade muito mais densa e eivada de sofrimento, caros leitores.
Fiquem com as lágrimas que brotam das emoções grandiosas e que se transformam em felicidade.
Doem algumas gotas de suas lágrimas felizes ao seus semelhantes para que eles as devolvam quando precisarem delas.
Músicos e poetas vertem muitas lágrimas porque essas já se encontram à flor da pele.
Tenhamos todos nós essas partículas transparentes que brotam da alma, belos frutos de etéreos momentos, mas de profundo significado.

KATIA CHIAPPINI


3 comentários:

  1. Nossa amiga, a ver o texto longo, disse a mim: Não vou ler agora, deixarei para depois... Mas talvez depois eu não leria por falta de tempo ou espaço no meu tempo. Mas respirei fundo e coloquei-me a ler, ler, ler... Impressionante chorei... Sou sempre assim, um verdadeiro chorão...! Por muitas vezes choro diante de uma multidão e ninguém o vê, choro pra dentro, choro pra mim. Sabe quando respiramos profundo para buscarmos um folego extra...? Então eu sou assim choro, choro e choro... Um abraço adorei ler mesmo que um pouco emocionado!

    ResponderExcluir
  2. Valeu querido poeta Adilson.Também tenho emoções líquidas,caro poeta E muitas!

    ResponderExcluir