Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

SOMBRAS E FANTASMAS

                   SOMBRAS E FANTASMAS

Percebi que certas pessoas são meteoros em nossa vida .Fazem questão de se mostrar aleatórias, displicentes em relação às relações de convívio solidário.
Tratam de não se revelar, pois são vultos que passam correndo, acenando para a partida, sem terem nunca chegado, em verdade. 
Se precisar de ajuda e telefonar, essas pessoas vão inventar qualquer desculpa para não se envolver. São pessoas que dizem que  vão te visitar e não comparecem e de nada adianta remarcar.
Mas, são pessoas bem falantes, com poder de argumentação.    Disfarçam bem, são convincentes e, aparentemente, muito legais.
É como se vivessem escorregando, a todo momento, se afastando, discretamente, como se fosse por acaso ou mera distração.
Essas sombras ambulantes se despiram de sentimentos profundos, de valores humanitários, de uma consciência do coletivo. É como se estivessem voltadas para si e para o seu pequeno mundo de viseiras.
Às vezes, é preciso passar por uma dificuldade, para só então, perceber que aquela amiga não está, nem um pouco, interessada em se fazer presente, em se mostrar solícita e companheira.
Amizades superficiais acabam por desmoronar, sem volta. 
Amores fúteis e interesseiros tomam o mesmo rumo.
Então, a aparência nada, ou quase nada, lhe diz.
Comece a prestar atenção nas atitudes dessas pessoas, nas suas conversas e interesses de cunho egoísta, na excessiva vaidade ou mania de autoqualificar-se ( sem hífen segundo Caldas Aulete )
Descubra a inutilidade de suas vidas.
Não confiem em sombras e fantasmas que só lhe causam mal.
As pessoas sem uma base sólida de bons sentimentos, quase sempre, se preocupam em acumular bens materiais. São incapazes de ajudar um sobrinho, por exemplo, a cursar uma escola de um idiomas, o que se faz necessário acrescentar ao currículo, nos dias de hoje, para  oportunizar nova colocação no mercado de trabalho.
E mesmo que esse dinheiro não lhes faça falta, preferem deixar parado na conta bancária, para realizar planos futuros que nem sempre lhe são permitidos, pois o dia de amanhã é uma incógnita.
Amores, esses de nossos dias, costumam ser meras ilusões e quimeras. Não há um comprometimento, não nasce com significado, não se prende a nada .Começa com impurezas e vícios.
E vivemos aceitando novos parceiros, de qualquer forma, porque não queremos ficar sozinhos. Ou porque a sociedade discrimina.
Preferimos nos enganar pensando em aceitar qualquer infidelidade, pois nossa análise superficial acaba por nos convencer de que precisamos seguir os outros, que por sinal, pouco estão se importando conosco.
Sombras são cargas negativas. Representam ausência de luz.
Pessoas negativas também são sombrias e temos a tendência de afastá-las de nosso convívio.
Pessoas invejosas são o câncer da sociedade e sempre terão uma vida de insatisfação para consigo mesmas. Porque querer o que o outro tem sem trabalhar para obter sucesso, é subestimar-se, todos os dias.
Comece a observar as atitudes e ações frutíferas das pessoas de boa índole, antes de fazer novas amizades.
As pessoas de má influência procuram levar as demais para atalhos escusos, como se não admitissem estar só com seus defeitos.
Sombras e fantasmas só assustam os seres humanos.
Fuja de todos eles e busque sua serenidade no exemplo das pessoas que cultivam valores cristãos, naquelas que mostraram a você, nos momentos adversos, que sempre estarão ao seu redor quando delas precisar.
Não julgue e não maltrate pessoa alguma. Apenas, selecione suas amizades entre pessoas simples, verdadeiras e leais.
Conserve suas amizades e afinidades com zelo e cumplicidade.
Sombra? só se for a sua sombra projetada na parede e que pode assustar por adquirir volume e tamanho ampliado.
Não se assuste com aquela sombra em sua janela quando parece se aproximar. Perceba se ela não está sorrindo e convidando você para deixar a luz voltar e tomar posse de seus dias.
E que um novo despertar ilumine sua vida e traga o Sol para seu convívio, ofuscando e banindo a sombra.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: