Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

CLASSE ACÉFALA

 CLASSE ACÉFALA

CLASSE ACÉFALA
CLASSE ACÉFALA
Ao ler meu nome no Diário Oficial da União, verifiquei que havia sido aprovada no concurso para o magistério público.
Tratei de pesquisar a situação das escolas de minha área de atuação. Eu assumiria meu posto após apresentar o laudo dos exames médicos de praxe.
Liguei para a primeira escola:
-Por favor, há classes acéfalas nessa escola?
-Como disse?
Eu repeti a pergunta da mesma forma.
-Ah! bem, o computador travou e não disponho dessa informação, no momento.
-Sim, agradeço a atenção e tenha um bom dia.
Liguei para a segunda escola:
-Por obséquio, há classe acéfala nessa escola?
-O que?
-É Só me dizer se existem classes acéfalas.
-Bem senhora, vou chamar a vice-diretora.
Esperei na linha e ouvi:
-Sou a vice-diretora mas diante de sua pergunta vou chamar a diretora.
Esperei mais um pouco pelo contato que me disse:
Sinto muito, a diretora se ausentou da escola.
Liguei para a terceira escola de minha lista de preferência:
-Por favor, poderia me dizer se há classe acéfala na escola?
-Bem, depende, senhora
-Então, verifique que aguardo na linha
-Mas senhora, sou apenas a secretária da escola.
-Então, olhe na lista e terá essa informação.
-Bem, o que tenho aqui no momento é uma lista de classes sem professores.
-Então, senhora secretária, eu estou trocando 6 por meia dúzia porque isso é do meu interesse.
E assim, sem dar maiores explicações, desliguei, agradeci e fui visitar essa escola.
Aceitei lecionar uma turma de primeira série do ensino fundamental. Mesmo sabendo que essa turma havia sido avaliada no teste que mede o coeficiente intelectual e o resultado tinha sido inferior ao termo médio.
Fui à luta e colecionei tampinhas, fósforos, palitos de picolé, pedaços de cartolina, jornais velhos, latinhas de refrigerantes e confeccionei um material para contagem, que servisse para esclarecer os primeiros cálculos de adição e subtração.
E enfrentei as dificuldades da alfabetização, insistindo em materiais concretos para a fixação das letras, sílabas e ,finalmente, frases.
Finalmente, para minha tranquilidade profissional, essa classe não estava mais acéfala. E nem eu.
Katia Chiappini
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
13 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar


Um comentário: